SP FIAM – Sou Publicidade FIAM

Conheça um pouco mais sobre este novo projeto do curso de Publicidade e Propaganda.

A propaganda faz parte das nossas vidas.

Você pode até ser novinho, mas isso não te impede de ter repertório e conteúdo!

Novo perfil de homem?

A relação entre o consumo masculino e o papel da publicidade e propaganda.

Quer ser reconhecido?

Seja um Publicitário FIAM. Conheça o nosso curso de Publicidade e Propaganda.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Novas regras sobre os rótulos de produtos alimentícios deve ser aplicada também nas peças publicitárias.




A prateleira do mercado parece ser infinita, cheia de embalagens de vários tamanhos, cores, sabores, marcas. As embalagens enchem os olhos do consumidor. Ele compra, muitas vezes, sem se preocupar se o produto corresponde realmente àquilo anunciado. Para evitar que sedução das embalagens confunda o consumidor e o leve a tomar decisões equivocadas sobre a correta necessidade nutricional, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Resolução nº 54/2012, em vigor.

As empresas tiveram até 1º de janeiro de 2014 para se adequar à resolução que alterou o uso de termos. De agora em diante, os consumidores terão direito a receber informações qualificadas sobre as seguintes expressões contidas em rótulos em bulas dos produtos: light, diet, teor, rico em, fonte de, não contém, entre outras expressões.

As novas regras brasileiras também estão adequadas à norma de Informação Nutricional Complementar do Mercosul, o que deve facilitar a circulação de alimentos entre os países integrantes do bloco. Com isso será possível evitar barreiras técnicas ao comércio geradas pelas diferentes regulamentações nacionais vigentes.

A nova norma exige também declaração específica no rótulo de alimentos nutricionalmente modificados. Exemplo: se um alimento é light, é preciso que haja informação sobre o grau de redução do nutriente em relação à versão convencional. Segundo a Anvisa, todas as normas visam a proteger o consumidor de supostas alegações nutricionais que, eventualmente, não esteja contidas em sua fórmulas.

A agência informa ainda que a resolução foi debatida com a indústria de alimentos no processo de elaboração. Segundo a resolução, as informações devem facilitar o conhecimento do consumidor sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, contidas nos rótulos, nas peças publicitárias e em toda mensagem transmitida de forma oral ou escrita sobre os produtos.

Também os esclarecimentos e advertências relacionadas ao uso de determinado nutriente devem, agora, estar de forma visível e legível nas embalagens, com o mesmo tipo de letra e contraste da informação principal.

Segundo a Anvisa, a fiscalização é feita pelos órgãos de vigilâncias sanitária dos estados e municípios, responsáveis também por decidir sobre a punição mais adequada: se multa, retirada do produto do mercado ou suspensão. O valor das multas na legislação sanitária brasileira varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Fonte: Jornal A Tarde.

+SP

A AlmapBBDO tem um anúncio entre as campanhas mais vistas no Adforum em 2013. A seleção, chamada de “Greatest Hits”, indica as peças mais visualizadas entre cerca de 150 mil trabalhos de 20 mil agências que o site publica todos os anos. A peça “Teste”, criada para a Bayer para divulgar Aspirina e Cafiaspirina e que também conquistou um Leão de Ouro em Cannes faz menção ao uso dos medicamentos ao mostrar um cálculo enorme para a resolução de um exercício matemático.

A peça mostra um teste em que o uso das cores faz referência à indicação de um ou do outro produto da Bayer. As letras escritas em verde, mesma cor da embalagem da Aspirina, indicam a dor de cabeça que foi desenvolver todo o raciocínio para chegar à resolução da questão. Quando percebemos a indicação de erro em vermelho, cor da caixinha de Cafiaspirina, feita pela pessoa que corrigiu o exercício, a dor de cabeça é ainda maior, já que todo o esforço foi em vão.

Confira a peça:


Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Bayer
Título: Teste
Produto: Aspirina e Cafiaspirina

Fonte: Adnews

+SP

W+K mostra interior das coisas em novo comercial da Honda



Para mostrar o poder do interior do novo Honda Civic Tourer, a Wieden+Kennedy de Londres resolveu mostrar diversos objetos por dentro.

O anúncio “Inner Beauty” (“Beleza Interior”) promove a parte interna do veículo de uma maneira diferente do usual. A câmera do filme se movimenta em alta velocidade atravessando objetos como uma bola de golfe, uma câmera, uma embalagem de presente e, é claro, o próprio Civic Tourer.

Segundo a própria marca, a campanha quer ressaltar que beleza é muito mais do que se vê na superfície.

Confira:



Via More About Advertising

Fonte: Adnews

+SP