quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O Brasil virou fã de Parmalat

Por Cainan,



“Tomou?” Esse foi o bordão que caiu na boca do povo durante os anos 90. A campanha “Mamíferos da Parmalat”, criada em 1996 por Ehr Ray, na época diretor da agência DM9DDB e Nizan Guanaes, cocriador da campanha, foi um extremo sucesso. Com um elenco de crianças na faixa de três a cinco anos de idade fantasiadas de animais e um jingle chiclete (Confesso que durante o processo de pesquisa sobre esta campanha fiquei cantarolando o jingle o dia todo).

A DM9 apostou na forma meiga das crianças para consolidar o principal produto de seu cliente (leite) no mercado, abrangendo públicos de todas as idades, sexos e culturas. Decorrente do sucesso inicial da campanha surgiu em 1998 os colecionáveis bichinhos de pelúcia. Eram réplicas dos animaizinhos mostrados na campanha da Parmalat. O consumidor devia juntar 20 códigos de barras de produtos Parmalat mais a quantia de R$ 8,00. Inicialmente a Parmalat tinha a intenção de trocar 300mil pelúcias, porém com o sucesso foi maior do que o previsto e a empresa teve de aumentar a produção para 15milhões

No dia 5 de maio de 1998 foram distribuídos 500mil pelúcias, que é considerada a maior troca de brindes já realizada no Brasil.

Após o sucesso da campanha a Parmalat consolidou-se como uma das três maiores empresas de produtos alimentícios do Brasil (naquela época), tendo um aumento de faturamento saltando de R$ 38 Milhões, para R$1, 87 Bilhão por ano.

Em 2007 a agência África, de Nizan Guanaes ganhou a conta da Parmalat e produziu o vídeo “Mamíferos Crescidos”, a campanha mostrava os mesmos atores da campanha anterior, agora grandinhos, trabalhando a ideia de da mesma forma  a linha de produtos da Parmalat estava maior.

Mamíferos das Parmalat: 

Mamíferos Crescidos: 

Fontes:

Cainan é aluno do 3ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário 

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.