Há duas semanas, entrei no site da Saraiva pra pesquisar o preço de um livro. Desde então, o tal livro aparece quase que diariamente em banners de sites que visito como um fantasma que me persegue.
Das duas uma: ou estou realmente alucinada pra comprar esse livro, ou é só o tal “Behavorial Targeting” (ferramenta que analisa os dados de navegação na internet para definir qual anúncio exibir para cada pessoa) que evoluiu. Pois bem, a segunda opção faz mais sentido.
Das duas uma: ou estou realmente alucinada pra comprar esse livro, ou é só o tal “Behavorial Targeting” (ferramenta que analisa os dados de navegação na internet para definir qual anúncio exibir para cada pessoa) que evoluiu. Pois bem, a segunda opção faz mais sentido.
O século XXI trouxe a introdução de novas mídias e, junto com elas, a necessidade de uma nova forma de consumi-las, na qual o controle, historicamente pertencente aos veículos, passa gradativamente para os consumidores.
Até pouco tempo, se você precisasse contratar um eletricista, iria procurar nos classificados de jornais. Até o surgimento do Google e tudo mudou – para a busca em si e, do ponto de vista da publicidade, pela inclusão dos links patrocinados.
Jornais e revistas para não perderem mercado, se mostraram engajados na inovação digital, pois era preciso mais que uma pequena barra na página de busca, era preciso espaço, agregar valor e causar desejo.
A solução para as empresas foi criar seus próprios sites e sistemas, oferecer os serviços e obter crescimento de publicidade através de banners em formatos variados sendo anunciados. Além disso, a inovação também ocorre de maneira crescente em desenvolvimento de aplicativos para smartphones, a consequência disso são os consumidores passarem muito mais tempo conectados na rede.
Portanto, é um mercado que só cresce graças aos gigantes da tecnologia, que mais rápidos, investem na criação de sistemas cada vez melhores e mais eficientes tanto para vender quanto para anunciar banners de publicidade em todo o universo da internet.
O resultado é o livro da Saraiva que virou uma assombração que me persegue.
Nathalia Dias é aluna do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM
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