terça-feira, 30 de setembro de 2014

O caminho da publicidade digital.



Há duas semanas, entrei no site da Saraiva pra pesquisar o preço de um livro. Desde então, o tal livro aparece quase que diariamente em banners de sites que visito como um fantasma que me persegue.

Das duas uma: ou estou realmente alucinada pra comprar esse livro, ou é só o tal “Behavorial Targeting(ferramenta que analisa os dados de navegação na internet para definir qual anúncio exibir para cada pessoa) que evoluiu. Pois bem, a segunda opção faz mais sentido. 

O século XXI trouxe a introdução de novas mídias e, junto com elas, a necessidade de uma nova forma de consumi-las, na qual o controle, historicamente pertencente aos veículos, passa gradativamente para os consumidores. 

Até pouco tempo, se você precisasse contratar um eletricista, iria procurar nos classificados de jornais. Até o surgimento do Google e tudo mudou – para a busca em si e, do ponto de vista da publicidade, pela inclusão dos links patrocinados. 

Jornais e revistas para não perderem mercado, se mostraram engajados na inovação digital, pois era preciso mais que uma pequena barra na página de busca, era preciso espaço, agregar valor e causar desejo.

A solução para as empresas foi criar seus próprios sites e sistemas, oferecer os serviços e obter crescimento de publicidade através de banners em formatos variados sendo anunciados. Além disso, a inovação também ocorre de maneira crescente em desenvolvimento de aplicativos para smartphones, a consequência disso são os consumidores passarem muito mais tempo conectados na rede. 

Portanto, é um mercado que só cresce graças aos gigantes da tecnologia, que mais rápidos, investem na criação de sistemas cada vez melhores e mais eficientes tanto para vender quanto para anunciar banners de publicidade em todo o universo da internet.

O resultado é o livro da Saraiva que virou uma assombração que me persegue.




Nathalia Dias é aluna do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM 

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.