quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Só a faculdade não basta



Quando falamos em Publicidade e Propaganda, logo vem à cabeça a imagem de uma pessoa criativa, que consegue ter boas ideias a qualquer momento. E que provavelmente, anda com um caderninho cheio de desenhos e rabiscos no bolso, pronto para criar qualquer campanha, em qualquer hora.

Bem, pode até ser que você encontre algum publicitário que se encaixe na descrição acima. Mas, o que muita gente não sabe é o que tem por traz de todo esse jeitão cool e descolado que rodeia a maioria dos publicitários. Primeiramente, é importante esclarecer que o que define um bom publicitário não é seu estilo, muito menos suas roupas, mas sim o seu conhecimento em diversas áreas e assuntos culturais. Não pense que para alcançar esse status basta ler meia dúzia de livros e fazer somente aquilo que está no manual da faculdade. 

Bagagem cultural, repertório, entre tantos outros nomes, nada mais é, do que o conjunto de conhecimentos e experiências de uma pessoa. E essa é uma das atividades que precisa se tornar hábito para qualquer um que deseje fazer parte do mundo da comunicação. 

Você deve estar se perguntando como começar a incrementar o seu repertório certo? 

Pois saiba que as maneiras são infinitas. Afinal, tudo aquilo que traz conhecimento sobre alguma coisa ou proporciona uma experiência nova já vale para contar uns "quilinhos a mais nessa bagagem": fazer uma viagem, visitar um lugar novo, ler livros da área, ler livros que não são da área, conhecer pessoas diferentes, etc.

Porém, uma das maneiras mais fáceis de adquirir conhecimento e, que traz bons frutos no percurso, são os cursos! Tirando os cursos tradicionais de Graduação (geralmente de 4 anos) e a Pós-Graduação (especialização), existem cursos livres, cursos básicos, cursos mais técnicos, cursos de extensão, workshops, cursos de ensino a distância, entre tantos outros formatos.

Atualmente, basta uma busca rápida na internet para encontrar os mais diversos tipos de cursos. E a carreira de publicidade exige que o profissional saiba de tudo um pouco. Quer um exemplo? Caso você trabalhe em uma agência integrando a equipe de atendimento, você precisará lidar com os clientes. Assim, um curso de gestão de crises pode ajudar você em momentos delicados. Ou então, caso você integre a equipe de Planejamento, um curso de Planejamento Estratégico pode mostrar como é o dia a dia dessa área. Sem contar a equipe de criação, que precisa estar atenta a diversas áreas e assuntos, e conhecer muito bem as ferramentas de criação e edição de imagens. Afinal, a lista de clientes que você pode ter, caso trabalhe em uma agência, pode variar muito - desde uma empresa multinacional até uma startup (tipo de empresa jovem que trabalha com ideias inovadoras em qualquer área ou ramo de atividade).

Outros cursos extracurriculares podem ajudá-lo a entender um mercado específico. Como? Caso você comece a trabalhar em uma empresa e/ou agência com foco na área de moda, um curso de Produção de Moda ou Modelagem pode fazer com que você entenda muito mais a respeito de um produto ou serviço.

Como você pode ver, ter um diferencial no currículo ajuda bastante o aluno a conseguir uma vaga legal no mercado de trabalho. É bom saber que ideias não surgem do nada, e conhecimento vem através de muita leitura, prática e troca de informação com outras pessoas. A busca por bons cursos podem incrementar o currículo, melhorar as chances no mercado de trabalho e formar uma carreira de sucesso.

A FMU oferece diversas opções de cursos de Extensão voltados para aumentar as suas chances e melhorar a sua atuação profissional. Seja ela Publicidade, ou não. E olha que legal, para os alunos da instituição, os cursos são válidos como atividades complementares e possuem alguns descontos especiais.

A dica é, comece já a ampliar seus conhecimentos, fazer networking e se destacar na carreira!


Aline Bomfim é aluna do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM faz entrevistas e aborda conteúdos sobre eventos e cursos que contribuam para a formação profissional em Publicidade e Propaganda.

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.