segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Publicidade no Google e Youtube.

Por Kauê,


Palestrante: Rafaella Battini – Gerente de contas Google Brasil.

Ela começa falando sobre as transformações dos negócios, hoje em dia, com o consumidor. Segundo ela, todos estão online hoje. Uma pesquisa feita nas favelas do Rio de Janeiro, mostra que 9 entre 10 moradores, com menos de 30 anos, acessam a internet dentro de suas próprias moradias.

As empresas chegam até o Google e questionam se a procura por tal produto é grande, antes que elas possam criar algum anúncio. Existe uma ferramenta própria para isso, que é o google.com/trends – A pessoa ao acessar o site e colocar qualquer palavra, é mostrado na tela uma análise de buscas – Não de vendas - referente aquele produto.
Hoje, no Brasil, temos mais de 110 milhões de pessoas conectadas, desse total 18% fazem as buscas pelo celular. Ano que vem, Rafaella diz, que pode ser muito maior esse porcentual.

O trabalho de Rafaella também inclui o meio educacional, além de ser gerente de contas, ela tem o papel  de mostrar que a tecnologia está aí para ser usufruída por todos.

Com a Internet, hoje temos super poderes, temos memória infinita e, com isso, a reinvenção dos negócios, como citei acima. Veja alguns exemplos:
Com o site AIRBNB.com , você é capaz de acessar vagas de hotéis, reservar e até mesmo alugar, em qualquer lugar do mundo. Sem precisar gastar horas no telefone.
Veja outro exemplo, no Brasil temos, agora, a tecnologia de pagamento com o cartão de crédito através de uma maquininha que você conecta junto com ao celular do vendedor. Nos Estados Unidos não é usado esta maquina, o pagamento é feito pelo próprio celular. Segundo ela, os EUA estão anos luz a frente quando o assunto é tecnologia.
No meu post anterior, eu comentei sobre a vida de um morador de rua que foi transformada através do Facebook, se você não leu, clique aqui. Neste eu quero frizar a vida de uma cozinheira – Cake Designer, segundo ela – que foi transformada pelo Google.

Veja sua história, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BEITHnfREig
Rafaella comenta que, no ato da pesquisa anterior a compra, existe o momento zero da verdade. 

Antigamente, a compra era feita através desta sequência:
Estímulo – Consideração (Porque quero isso?) – Compra (PDV) – Fidelidade.
Hoje a história muda um pouco, segundo ela no ZMOT, ou momento zero da verdade, é incluída uma ação, vejamos:

Estímulo – PESQUISA – Compra – Pós Compra 
O que torna isso um turn over, uma ação de 360°, sem fim. Pois o consumidor está sempre pesquisando algo novo, seja para ele, para seus familiares, amigos, seu carro, sua casa, etc.

No Google, todos os funcionários tem o seu “momento 20%” onde ele pode usar de suas qualificações a ponto de criar algo novo e útil para todos. Dessa ação saíram alguns itens usados por mim e por você, tais como: Google Maps, GMAIL, etc. 

E alguns mais novos/ousados, como Google Glass e um balão que, ao ser colocado no ar, emite sinais de internet a um raio de 50 km de distância, com o foco naquelas pessoas que não tem acesso a internet. Acompanhando esse avanço, hoje, com o Google Maps, você pode, além de ver a rua em que mora, entrar no recinto. 

No final da apalestra, uma amiga minha perguntou a Rafaella sobre nossa segurança ao mostrar o recinto por dentro, Rafaella responde:

- Nós não mostramos o número da casa. Muito menos rostos de pessoas e placas de veículos. Referentes a isso vocês podem ficar tranquilos.

Durante a sessão de perguntas, gostaria de destacar algumas que foram feitas:

Com o WAZE (Aplicativo de trânsito muito útil) o Google Maps pode se sentir ameaçado?
- Bom, ambos têm suas finalidades e são bem diferentes um do outro. Nós o compramos, porém ainda não vamos junta-los devido a isso. Por enquanto, deixemos como está.

A Google está aberta para visitações? 
- Eu ansiava por essa pergunta – diz Rafaella – mas, infelizmente, não. Devido a informações sigilosas que temos lá dentro.

Quando que a Google vai dominar o mundo?
- Queremos. Logo mais. (Risos)

Gostaria de terminar esse post mostrando o que mais me chamou atenção durante a palestra. Um vídeo, feito anualmente, chamado Zeitgeist, onde é mostrado as palavras mais buscadas durante o ano.

Para finalizar, deixo abaixo o link do vídeo feito em 2013:


Espero que tenham gostado!



Kauê é aluno do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário.

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.