Por Cainan.
Em 1978, a DPZ recebeu a conta do cliente Bombril, o primeiro job seria para promover o detergente lava louças Bril. Washington Olivetto (redator da agência) em parceria com Francesc Petit (sócio e diretor de arte) identificaram que as propagandas dirigidas às mulheres necessitavam de uma mudança, principalmente no que se referia a propagandas sobre produtos de limpeza. Este tipo de propaganda geralmente lembrava as donas de casa de suas obrigações com a limpeza, mostrando ambientes sujos e o produto em ação.
Seguindo a necessidade de mudança, a DPZ buscou inovar e colocar um homem para promover o produto. Neste momento, com auxilio da produtora ABA, o ator Carlos Alberto Bonetti Moreno foi selecionado e passou nos testes para protagonizar o Garoto Bombril.
Veja o teste e o primeiro comercial estrelado por Carlos Moreno.
O personagem de Carlinhos Moreno seria um funcionário da Bombril, com profundo conhecimento sobre o produto e por não ser um comunicador e sim um cientista criador dos produtos, seria tímido, meticuloso, etc.
A campanha inicial foi de apenas 4 vídeos, mas com o sucesso de veiculação, Moreno recebeu uma proposta para um contrato de exclusividade. O ator aceitou e o contrato foi se prorrogando. Em 1994 a campanha entrou para o Guinness Book por maior tempo de veiculação de uma campanha com praticamente a mesma equipe.
Melhores momentos dos comerciais Bombril
Melhores momentos dos comerciais Bombril
Com o passar dos anos o Garoto Bombril dividiu sua bancada com algumas celebridades e interpretou diversos artistas e personagens como: Silvio Santos, Che Guevara, He Man, um roqueiro, uma idosa e até uma situação onde o Bombril se comprometia a limpar até mesmo piada suja. O famoso caso de corrupção do ex-prefeito (falecido) de São Paulo, Celso Pita, aparece retratado em um dos comerciais. Até o ex-presidente dos Estados Unidos e sua secretária Monica Lewinsky fazem parte das construções de personagens de Carlos Moreno e a marca Bombril.
Carlinhos Moreno deixou os comercias da Bombril em 2004. Com a perda de mercado, voltou a empresa em 2007 ficou até o ano de 2011 totalizando 344 inserções como Garoto Bombril.
Curiosidade: a banda de rock Titãs gravou um clipe, para sua interpretação da música Pelados em Santos da banda Mamonas Assassinas, totalmente inspirado nas campanhas da Bombril incluindo a participação especial do próprio Garoto Bombril.
Depoimento de Carlos Moreno sobre as campanhas Bombril: https://www.youtube.com/watch?v=8t7qLdW2zTE
Site da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-nascimento-do-garoto-bombril
Cainan é aluno do 3ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário.
2 comentários:
Parabéns pelo excelente trabalho Cainan. Somente conhecendo o passado,
podemos entender o presente e criar melhorias no futuro. Este é o
verdadeiro publicitário. Sucesso!!
Prof. Dr. Ricardo Costa
Coordenador | Publicidade e Propaganda
Obrigado pelas palavras professor Ricardo!
Postar um comentário
Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.