Por Nathalia Dias.
É cada vez mais recorrente e comum as pessoas utilizarem a internet para conhecer um produto, uma marca, e as mídias sociais auxiliam esse processo, proporcionando facilidade e rapidez para que os consumidores possam pesquisar, compreender e tomar as suas decisões, escolhendo um produto, serviço ou marca.
Nesse contexto, as empresas têm ampliado constantemente os seus investimentos no fenômeno de mídias sociais, da interação social por meio virtual. Perceberam ao longo dos últimos cinco anos que podem gerar resultados com menor custo, utilizando ferramentas de conteúdos de sites como Facebook e Twitter, além de monitorar o comportamento do consumidor em relação às suas marcas/produtos.
Um exemplo recente dessas interações entre marcas e consumidores é o “Desafio do balde de gelo”, que ganhou destaque na internet depois que executivos do setor de tecnologia e artistas do mundo do cinema e da música compartilharam vídeos nas redes sociais em prol de uma causa social.
Nesses vídeos eles se filmam despejando um balde com água e gelo pelo corpo, com o objetivo de promover doações para a ALS Association. Uma doença degenerativa para a qual não existe cura, e no Brasil a ALS é representada pela Associação Pró-Cura da ELA (Esclerose Latetal Amiotrófica).
Nesses vídeos eles se filmam despejando um balde com água e gelo pelo corpo, com o objetivo de promover doações para a ALS Association. Uma doença degenerativa para a qual não existe cura, e no Brasil a ALS é representada pela Associação Pró-Cura da ELA (Esclerose Latetal Amiotrófica).
Esses vídeos tornaram-se “virais” e mobilizaram mais de 28 milhões de usuários do Facebook, informou a rede social. Além de milhões de dólares em doações nos Estados Unidos para a pesquisa científica em prol da cura dessa doença. Entretanto, no Brasil esse fenômeno viral ficou mais voltado para a celebrização daqueles que se manifestavam em vídeos do que a arrecadação em Reais.
A iniciativa mobilizou algumas marcas que resolveram aderir de forma criativa e engajada nas suas mídias sociais. O site de classificados grátis Bom Negócio em um post na página da empresa no Facebook, a cristaleira Rogéria, personagem do mais recente filme da marca, toma um banho de balde de gelo. Rendeu inclusive um spoiler de que se o número de curtidas no vídeo ultrapassasse 2 mil a nova “celebridade” para o próximo filme seria divulgada em breve. Outra marca que aderiu a campanha foi o Mc Donald’s que no último dia 20, publicou um post no Twitter relatando ter aceitado o desafio do Ponto Frio, e convidou mais três “amigos” a realizar a façanha, são eles Coca-Cola, Oreo e Tabasco.
Ou seja, a iniciativa de ajudar as instituições se tornou algo mundial, com mobilização de milhões de pessoas e o engajamento das empresas diante do “viral” rendeu resultados positivos na percepção dos consumidores.
Porém a questão é: como as empresas podem utilizar recursos de mídias sociais de forma correta e ter sucesso com o seu público?
Um levantamento da Proxxima aponta “As 3 tendências de social media para ficar de olho neste ano.”
“De acordo com o Business Insider, existem seis cargos promissores em social media em 2014: especialista em SEO, estrategista de mídia social, gerente de comunidade online, gerente de marketing de social media, coordenador de marketing de social media, blogger ou redator de social media”. É o que relata a matéria divulgada.
“Por outro lado, se você é um executivo de uma empresa que planeja investir mais em social media, estes trabalhos são um bom termômetro do que as pessoas prestarão atenção em 2014.” Destaca a pesquisa do Mashable.
“Por outro lado, se você é um executivo de uma empresa que planeja investir mais em social media, estes trabalhos são um bom termômetro do que as pessoas prestarão atenção em 2014.” Destaca a pesquisa do Mashable.
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FONTES:
1 comentários:
Muito bom este post!!!
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