Por Aline Bomfim,
Uma dúvida recorrente no universo da comunicação é saber qual será o futuro das mídias sociais. Isso se deve às várias mudanças que esse tipo de modalidade de interação e comunicação ao longo dos últimos dez anos, alterando fortemente a forma com a qual nos comunicamos, e interagimos com as pessoas, e como lidamos com marcas, produtos e serviços.
Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr, são alguns dos sites de mídias sociais mais conhecidos entre as pessoas atualmente. Mesmo tendo como objetivo primário o relacionamento entre as pessoas, nem tudo é diversão. Existem pessoas que trabalham (e muito) por trás desse cenário tão interativo, para que a comunicação na rede seja eficaz. Empresas investem em propaganda e em tecnologia a fim de ampliar sua captação de clientes, melhorar o seu relacionamento e alavancar o poder da marca.
Para nos ajudar a entender um pouco mais a respeito da carreira digital, entrevistamos a Coordenadora de Mídias Sociais do Complexo Educacional FMU, Carla Alves. Com apenas 25 anos, formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais, ela adora advergames e, estuda desenho realista desde os 14 anos. Atualmente, estuda MBA em Gestão Estratégica de Negócios e vai falar um pouco sobre carreira digital, especialmente ligada às redes sociais na internet.
Confira a entrevista na íntegra:
Quais as atribuições de uma Coordenadora de Mídias Sociais?
Carla: Coordeno uma equipe responsável por assegurar comunicação e posicionamento digital da Instituição a partir de conteúdo alinhado à estratégias, investimentos em mídias digitais e canais que tenham aderência ao público-alvo da marca. Trabalhamos a parte de atendimento, anúncios e, por fim, a gestão de conteúdo. A minha função é fazer com que estas esferas saiam como o planejado e, em seguida, extrair os dados para uma análise do que podemos melhorar.
Dos aspectos: planejamento, gestão do conteúdo, relacionamento e mensuração, qual é que você tem maior afinidade? Por quê?
Carla: Quando comecei a trabalhar em Marketing Digital, gostava muito de gestão do conteúdo. Hoje acho que cada aspecto tem suas peculiaridades e um depende muito do outro. Talvez mensuração, porque vem de análises e, consequentemente, a vontade de melhorar o plano.
Qual a influência do curso de Publicidade e Propaganda para a carreira de Mídias Sociais?
Carla: O curso de Publicidade e Propaganda me deu base para entender o mercado e como conquistar um determinado público. No mercado digital, a segmentação do público-alvo é muito importante para que se tenha um resultado efetivo.
Ao trabalhar com mídias sociais, você não enjoa dos seus próprios perfis no Facebook/Twitter/Instagram etc? Há tempo para continuar online?
Carla: Não! Durante o expediente de trabalho, só consigo pensar na marca FMU. Depois é o tempo de ver as minhas coisas, as mensagens e atualizações de amigos e família, e notícias das páginas que sigo. Independentemente da plataforma, o que não faz enjoar é o conteúdo que consumo.
Em sua opinião, atualmente, qual a marca que faz o melhor trabalho de mídias sociais?
Carla: Respondendo a primeira pergunta, gosto muito do trabalho do Itaú, pelo conteúdo que criam.
O público consumidor está mais exigente realmente ou ele apenas aprendeu a externar mais a sua insatisfação pelas redes?
Carla: Acredito que o público sempre foi exigente, buscando o melhor, mas o que mudou é que com a facilidade da comunicação mais imediatista, as insatisfações são manifestadas prontamente nas redes.
Qual a melhor maneira de se fazer um bom trabalho em mídias sociais?
Carla: A melhor maneira é conhecer muito bem o mercado em que se trabalha e a importância da sua empresa nela. Conhecer os concorrentes também é importante, pois é uma outra visão que você faz ou busca. Claro que não existe receita, tudo vai depender da sua empresa, seu segmento e da expertise de quem faz o trabalho, mas explorar as ferramentas e se manter sempre atualizado no mundo digital ajuda muito. Outro ponto é ler os “Termos e Políticas” de cada canal, pois ajuda no que você pode ou não pode fazer.
E quais as ferramentas que o profissional precisa dominar?
Carla: Uma boa ferramenta de análise, uma de monitoramento e dominar as ferramentas dos canais escolhidos para atuar. É importante lembrar que as atualizações de ferramentas são sempre constantes.
Quais são as tendências para esse mercado?
Carla: A curto prazo a tendência é ter mais conteúdo dinâmico em formato de vídeo. As marcas estão se esforçando para dar experiências aos consumidores sem um apelo tão comercial e isso deve continuar, criando conversas com assuntos da atualidade e deixando o perfil mais humanizado.
Como é criar e gerenciar conteúdo para alunos da FMU e quais os principais canais que a universidade utiliza?
Carla: É bem legal pensar em conteúdos para os alunos. Pensamos muito no que pode ser uma extensão da sala de aula. Montamos um calendário que basicamente é assim: às segundas temos dicas de empregabilidade e carreira, em parceria com o BME&E. Às terças conteúdos dos nossos produtos. Quartas e quintas alguns vídeos do nosso canal. Sextas são dicas culturais para nossos seguidores aproveitarem o final de semana. Aos sábados temos listas temáticas de filmes e aos domingos divulgamos nossas clínicas, serviços, gratuidades ou descontos acessíveis à comunidade.
Para os próximos meses, queremos os conteúdos mais colaborativos com a ajuda dos alunos. Ainda estamos desenvolvendo ideias.
Em sua opinião quais páginas os alunos de Publicidade e Propaganda precisam observar, seguir e se inspirar?
Carla: A página da Prefeitura de Curitiba (https://www.facebook.com/PrefsCuritiba) é um exemplo de como engajar e trabalhar com assuntos sérios de forma criativa. O Itaú tem um lado social muito forte no Facebook (https://www.facebook.com/itau) e Twitter (https://twitter.com/itau). O trabalho do PontoFrio.com (https://www.facebook.com/pontofrio e https://twitter.com/pontofrio) sempre é case nos eventos de Marketing digital.
Para receber notícias do meio digital: Meio Mensagem, Olhar Digital, Proxxima e Social Media da Depressão.
O que você diria aos estudantes de Publicidade e Propaganda que estão pensando em encarar a carreira de mídias sociais?
Carla: Explore possibilidades de publicações, veja o que fica mais atrativo, se é só texto, foto ou vídeo. Conheça o mercado na qual vai trabalhar e monitore tudo que falam da sua empresa. Tenha respeito pelo próximo e aceite opiniões e críticas. E nunca pare de ler e estudar sobre o assunto. É uma área que tudo muda rapidamente.
Aline Bomfim é aluna do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM faz entrevistas e aborda conteúdos sobre eventos e cursos que contribuam para a formação profissional em Publicidade e Propaganda.
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