Por Ingrid,
A tendência do retrô em redes fast food vem se tornando uma febre diante de tantas propostas e variedades de lanchonetes que temos no mundo todo.
A palavra “retrô” vem de retroceder, que pode ser explicado como inspiração do passado; como campanhas, produtos, restaurantes, arte e até música.
E não é porque o tema é passado, que deixa de ser desejado e vivido por diferentes gerações. Pois, é muito recorrente as pessoas quererem “viver” a sensação de uma época ao qual não presenciou, sendo muitas vezes uma experiência nova.
Quem já assistiu “Pulp Fiction” e nunca sentiu vontade de sentar-se em uma mesa com aspecto de carro conversível e dançar um rock’n’roll como o John Travolta?
Acontece que não é somente o tema ou decoração que despertam o interesse das pessoas, mas também o cardápio faz muito sucesso. Desde um Milkshake com fritas até uma Banana Split são servidos para agradar os clientes. O detalhe é que a estratégia de Marketing desses estabelecimentos passa pela experiência do antigo como novo, e inclusive o cardápio se rende ao que era tendência na época ao qual se remonta a proposta da lanchonete, seja anos 40, 50 ou 60. Do nome de cada prato ao jogo americano, tudo é pensado para proporcionar ao cliente uma viagem no tempo.
A rede de lanchonetes americana Johnny Rockets, por exemplo, abraçou a ideia vintage e chegou recentemente ao Brasil com decoração dos anos 40 a 60. A irreverência da empresa vem à tona para transformar a experiência casual de uma lanchonete, em um momento de entretenimento, alegre e interativo. A todo o momento a equipe da lanchonete, canta, faz performance, busca a atenção e participação do consumidor. Alguns até se assustam ao se depararem com um ambiente interativo. Diferente do senta, pede, come e paga.

De acordo com o posicionamento da marca, eles afirmam que: “Não limitado a qualquer década ou era, o Johnny Rockets combina os melhores elementos de um século da história da culinária norte americana para criar uma experiência e cardápio que são relevantes hoje e por mais décadas que virão!”.
Outras lanchonetes vêm seguindo essa tendência de servir comida no estilo “All American” em ambientes atemporais e divertidos; como a Lanchonete da Cidade que se expandiu numa atmosfera glamorosa dos anos 60. Em São Paulo há ainda nesse segmento o Zé do Hambúrguer, que retrata os anos 50 e 60.

Fontes:
Johnny Rockets: http://www.johnnyrockets.com.br/nossa-empresa---johnny-rockets.html
Lanchonete da Cidade: http://www.lanchonetedacidade.com.br/home
Reportagem: http://www.ehow.com.br/construir-restaurante-estilo-vintage-como_68708/
The Clock: http://www.theclock.com.br/
Ingrid é aluna do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ela escreve sobre Tendências do universo Publicitário.
0 comentários:
Postar um comentário
Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.