terça-feira, 9 de setembro de 2014

A Publicidade do Bem

Por Nathalia Dias,




Uma das facetas do marketing é o seu viés social. O Candy Project (Projeto Doce) aconteceu em abril de 2013 – e alguns de vocês já devem conhecer. Mas como é sempre válido relembrar atitudes criativas, não podíamos deixar de fora essa iniciativa que mudou a vida de algumas pessoas e quem sabe inspirar novas atitudes como esta.

As palavras representam muito na vida de qualquer ser humano, pois elas possuem um grande poder de nos fazer refletir, influencia pensamentos e atitudes, além de nos emocionar, fazer rir e expressar nossos sentimentos. E muitas vezes, com apenas palavras podemos mudar a vida de alguém. A partir disso, muitas campanhas são criadas pelas equipes de redação nas agências pelo mundo a fora. Equipes que são engajadas nesse espírito de publicidade do bem.

E foi pensando nisso, que os publicitários Will Ferreira Jr e Alexandre Freire tiveram como objetivo criar uma ação para alavancar as vendas de um vendedor de balas Tiago Martins, em um semáforo do Butantã.  Há 9 anos ele vende balas no mesmo local, porém havia uma preocupação, ele demorava cerca de 6 horas para vender 250 balas por dia.


O Candy Project se baseou em frases simples, com bom humor e ilustrações nas embalagens das balas, incentivando a solidariedade das pessoas. E o resultado foi além do esperado, pois Tiago passou a vender o mesmo número de balas em menos de 3 horas, além de ganhar destaque nas mídias, pela sua simplicidade e abordagem humorística em um dos momentos considerado insuportável que é o transito de grandes cidades, como São Paulo. Tornou-se motivo de sorriso de muita gente que se deparou com as embalagens personalizadas. 



“Queríamos testar o poder das palavras para mudar a vida de uma pessoa”, conta um dos publicitários autores do Candy Project, Will Ferreira Jr, 27. 

E o experimento para tornar isso possível deu tão certo para o Tiago, que além de ajudá-lo nas vendas, contribuiu para arrecadar sorrisos das pessoas envolvidas e tornar-se um case de sucesso.

Confira o resultado pelo vídeo:



Fontes:

http://portfolio.alefreire.com/Candy-Project

Nathalia Dias é aluna do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM 

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.