quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O leão é manso, mas não é bobo!



O fim década de 70 foi um período de grandes projetos na história da DPZ, já falamos aqui no Blog do Garoto Bombril criado em 1978. Pois bem, na mesma época, em 1979, o governo abriu uma licitação entre as agências de propaganda para divulgar o exercício de declaração do Imposto de Renda no ano seguinte e a DPZ foi escolhida.

O pedido de Francisco Dornelles, Secretário da Receita Federal, era que a campanha mostrasse os investimentos em tecnologia e a seriedade de fiscalização das declarações que chegariam a ser analisadas individualmente.

Neil Ferreira, responsável pela campanha na DPZ, resolveu trilhar outro caminho da proposta inicial, segundo o próprio “A ideia foi criar uma metáfora para deixar bem claro que, se o contribuinte declarasse tudo direitinho, não haveria nenhum problema, mas, se tentasse enganar o fisco, aí sim as coisas se complicariam”. Nesse momento foi decido que o leão, por ser um animal sagaz, seria o garoto propaganda da vez. Simba, o leão protagonista da campanha, foi alugado de um pequeno circo e veio para o Brasil impor respeito e assustar os demais atores que por muitas vezes desistiam de gravar ao descobrir que teriam de contracenar com o rei da selva.

O primeiro filme foi gravado e após receber a aprovação de Francisco Dornelles e do Ministro da Fazenda Antônio Delfim Netto foi ao ar. Os filmes tinham um custo de produção alto, cerca de R$500 mil. As campanhas utilizando o leão ficaram no ar por 10 anos, foram gravados 38 filmes reconhecidos com os mais importantes prêmios internacionais de publicidade.

Veja o vídeo:


O sucesso dos filmes foi tão grande que, embora a Receita Federal não utilize mais o leão em suas campanhas, o animal ainda tem direta associação popular ao órgão. 

Curiosidade: Alguns dicionários como “Aurélio” e “Sacconi” definem a palavra “Leão” como “Orgão encarregado de recolher o imposto de renda”, desta forma podemos observar que o leão já não está mais diretamente ligado à fiscalização e sim à arrecadação de impostos.

Fontes:




Cainan é aluno do 3ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário 

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