sexta-feira, 3 de outubro de 2014

TV Social



A interatividade da TV com a Internet tem sido utilizada com muita frequência com o intuito de propagar informações e divulgar marcas. Essa situação consiste em assistir a televisão com um celular e comentar nas mídias sociais sobre algo que aconteceu. Essa tecnologia, aliada à comunicação, gera a TV social.

É muito comum as pessoas assistirem TV e mexerem no celular simultaneamente, até mesmo enquanto assistem algum programa, jogo de futebol, novela, e comentarem sobre o que estão assistindo nas redes sociais. Além de ser um hábito em massa dos brasileiros, várias marcas investem em divulgar uma campanha na TV, atrelando a mesma na Internet, gerando sua divulgação.

Um exemplo de como a TV social foi utilizada como defesa de crítica racial, foi quando um torcedor arremessou uma banana no jogador Daniel Alves durante uma partida contra o Villarreal, na Espanha – comparando-o com um macaco. Assim como já havia acontecido com outros jogadores inclusive com o Neymar. Desde então, muitas pessoas tiram foto com uma banana e postam nas redes sociais com a hashtag: #somostodosmacacos. 

A situação tomou mais alvoroço do que se imaginava. O apresentador Luciano Hulk, aproveitou a polêmica e lançou em sua grife , a Use Huck, camisetas promovendo a campanha “#Somos Todos Macacos”. Utilizando de uma cena de preconceito para faturar.

Nesse caso, a TV social foi utilizada como uma defesa ao jogador. Mas na maioria das vezes, essa sociabilidade é atrelada à discussões de marca, estratégias online e offline, publicidade, e até política.

Algumas empresas estão apostando na tendência da paixão que os brasileiros têm por mídias sociais e celulares como uma estratégia de aumentar a divulgação e posicionamento da marca afim de aproximar tal com o cliente. Investindo em pesquisas de mercado e a usabilidade das pessoas por dispositivos móveis.

Fontes: 




Ingrid é aluna do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ela escreve sobre Tendências do universo Publicitário. 

0 comentários:

Postar um comentário

Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.