quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O marketing voltado para as pessoas

Por Kauê,

Durante esta palestra, não tive como não lembrar das aulas de Marketing II, do professor Paulo. O Facebook, hoje em dia, já alcançou cerca de ¼ da população mundial, chegando a marca de 1.3 BILHÕES o seu alcance atual.

Sua meta é chegar á cinco BILHÕES. Como? Através de parcerias com empresas.
Sim, o Facebook também faz parceria e anúncios. Coloque a palavra “Face” ou “Facebook” no Google e veja o texto “Anúncio” em amarelo que aparece sobre o site.

O Facebook é a rede social mais usada no mundo todo, em todos os países, menos no Japão, onde o vencedor invicto é o Twitter.

Lucas Amadeu também volta um pouco no tempo, ao comentar que em 1950 a comunicação era feita somente pelas rádios, anos depois veio a tevê e ultrapassou o aparelho. Em 2000, com a chegada do digital/internet tudo ficou mais fácil, inclusive a comunicação e seu TCC no fim do curso.

O número de pessoas conectadas, hoje, principalmente no Facebook, ultrapassa o número de pessoas que, ainda, assistem a TV. Junto disso, o tempo usado em outras plataformas digitais nem chega perto ao tempo gasto na rede social azul escura.

E, para você que pensa que o Facebook é apenas uma rede para compartilhar informações, noticias e postar fotos, saiba que existem vidas que foram transformadas com a ajuda do Facebook.  Veja o vídeo



Para você que não pode, por algum motivo no momento assisti-lo, vou resumir a história:

Raimundo era um morador de rua, morava em São Paulo, aproximadamente a 35 anos. Ele gostava muito de escrever poemas, um belo dia, uma mocinha chamada Shalla Monteiro o ajudou a realizar o seu humilde sonho de publicar um livro com suas escritas, e criou uma Pagina no Facebook colocando ali os textos de Raimundo. Agora vou deixar o clima, o vídeo está em Inglês, legendas em espanhol, mas fica fácil de acompanhar!

Continuemos a falar sobre as ferramentas do Facebook.

O Facebook não trabalha com cookies,* diz Lucas, e sim pessoas. Não estranhe quando algum anúncio aparecer para você e você pensar: “Era justamente isso que eu estava precisando”, não. As propagandas, vulgo anúncios digitais, são mapeadas para cada usuário. 

Portanto fica fácil saber quem gosta de esporte, quem é mãe, quem vai tê-lo daqui a alguns dias, sua opção sexual, etc. Cabe aqui uma observação feita pelo roteirista: O Facebook não divulga suas informações pessoais a ninguém. Aquilo que você posta, escreve, compartilha ou até mesmo coloca no item “Informações Gerais” é salvo no servidor, para que eles saibam quem é você, e saibam aonde direcionar as informações coerentes ao seu perfil.

Lucas comenta que, quando trabalhava na TAM, cerca de 10 anos atrás, consegui vender mais de 40 mil passagens aéreas durante o ano, junto com sua equipe, somente usando as ferramentas que o Facebook disponibiliza. Através de uma checagem que quem queria, ou não, viajar. 

Existem dois tipos de ferramenta: 

Público personalizado”: Sim, a ferramenta possui este nome, segundo Lucas é uma ferramenta que filtra as informações que o anunciante mais precisa, tais como idade, sexo, estilo, etc. Através das páginas que você curte postagens, perfile hashtags (#). Ou seja, uma mensagem escolhida a dedo para você. Veja como és especial!

E uma ferramenta chamada “Look a Like” ou “LookaLike”, esta ação é um pouco mais difícil de ser utilizada e requer aprendizado em programação. Se trata de um código, ou pixel, colocado no site do anunciante e, que ao ser clicado pelo interessado, se houver alguma aba do Facebook aberta, o perfil do usuário é encaminhado diretamente ao banco de dados do site, diz Lucas.

E, novamente, para você que pensa que Facebook é apenas Anúncio a torto e a direito, está enganado. Apenas 5% do conteúdo ali encontrado é anúncio. Os outros 95% se tratam de postagens pessoais.

Lucas, para finalizar a palestra, deu o exemplo de duas marcas que conseguiram se destacar no Facebook, algo que é muito difícil, são elas: Chico Rei (Marca de camisetas e acessórios. Tenho 8 camisas desta loja, é muito boa. Sou uma advogado da marca.) e a Smirnoff, a começar pela campanha “Um Brinde a Vida Real”.

Para terminar, Lucas aconselha a nós, jovens, a mergulharmos nesse mundo Online. “Pois antigamente não tínhamos isso, hoje temos. Devemos aproveitar cada detalhe, com cuidado e curiosidade”.

Espero que tenham gostado!

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Fonte: http://br.mozdev.org/firefox/cookies





Kauê é aluno do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário.

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