sexta-feira, 16 de maio de 2014

20% de desconto ou 5 segundos para pular o anúncio?



20% de desconto ou aguarde 5 segundos? Duas informações comuns nas propagandas em redes sociais, seja por meio de promoção de vendas no Facebook, ou promoção de marca e produto por meio de vídeos no Youtube. Mas, os consumidores respondem a esses estímulos publicitários?  Um grupo de alunos do 4º semestre de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM Centro Universitário levantou dados que corroboram o entendimento sobre essa questão

A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou entender a opinião do consumidor sobre a publicidade e propaganda nos perfis de sites de redes sociais.  Os alunos escolheram o tema por ser contemporâneo e exploratório além, de ser de interesse amplo das empresas e do setor de comunicação, especialmente o das agências de publicidade.  Corroborar o entendimento sobre como o consumidor percebe e reage com as propagandas veiculadas em seus perfis digitais deve trazer elementos importantes sobre as ações de promoção e vendas, por exemplo. 

Foram coletadas 69 entrevistas, feitas por meio de survey online, pela ferramenta QuestionPro. A amostra é qualitativa, por meio de técnica não probabilística, do tipo bola de neve, normalmente utilizada em pesquisas na internet.  O primeiro dado que merece atenção é que a maior parte dos entrevistados respondeu a pesquisa por meio de dispositivos móveis, totalizando 59%, que responderam por smartphone ou tablet.  

Homens e mulheres responderam a pesquisa, tendo uma diferença de apenas 8 pontos percentuais a mais de mulheres. Jovens, entre 18 e 25 anos (77%), cuja renda média mensal familiar varia entre 1,5 a 10 salários mínimos.  Quase a totalidade desses jovens acessam as redes sociais na internet todos os dias, apenas 4% responderam que fazem isso apenas uma vez por semana.  Reforçando o dado do uso de dispositivos móveis para o acesso à internet, quando questionados sobre qual dispositivo usam para acessar as redes sociais digitais, 81% responderam que usam smartphone ou tablet. Duas redes sociais digitais monopolizam o acesso às informações, Facebook e WhatsApp, são os sites e aplicativos preferidos para acessar informações e seus contatos, totalizando 97% das respostas, com ligeira vantagem para o aplicativo WhatsApp, que teve 52% desse montante.  

Se a pesquisa teve foco nas redes sociais que se criam no ambiente interativo e digital dos sites e aplicativos, então foi questionado aos entrevistados, o que motiva o acesso.  Para 89% dos respondentes, os motivos principais para acessar esses mecanismos de interação social digital são os amigos e os relacionamentos. 

Depois de coletar dados sobre o perfil dos entrevistados e a frequência com que usam as redes sociais digitais, a pesquisa aprofundou no seu objeto de estudo, a publicidade e propaganda nessas redes.   Quando questionados sobre a atenção dada as propagandas veiculadas em sites como Facebook ou Youtube, por exemplo, apenas 27% dos entrevistados se manifestaram contrários, alegando que não prestam atenção em propaganda nas suas redes sociais, enquanto 47% afirma que presta atenção se o conteúdo for de seu interesse e, 10% quando a intenção é de efetuar uma compra

Esse mesmo consumidor que presta atenção de alguma forma nas ações promocionais de marcas, produtos e empresas, não confia plenamente no que vê. Confiam parcialmente nas propagandas, 60% dos entrevistados e, 14% se o preço for atrativo. 24% se mostraram receosos com aquilo que veem nas propagandas expostas no Facebook ou no Youtube, e disseram que não confiam de maneira nenhuma nessas ações promocionais. 

A propaganda nas redes sociais digitais pode levar o consumidor à compra? Para 40% dos entrevistados, sim. Esses alegam que já efetuaram alguma compra por implicação de uma dessas ações promocionais. Mesmo que 60% ainda não tenha efetuado qualquer compra mediante a exploração publicitária pelo Facebook ou pelo Youtube, é importante perceber que as propagandas acabam atingindo o consumidor, e já atinge um percentual próximo de 50%. Assim, é possível refletir que essas ações surtem efeito positivo.  Sabendo que 4 de cada 10 entrevistados fizeram alguma compra por meio de propaganda nas redes sociais digitais, foi perguntado também a frequência dessas compras.  Nesse sentido os dados são diversos, 25% afirmam que compram pelo menos duas vezes ao ano por meio de alguma ação promocional nas redes sociais digitais, enquanto 15%, apenas uma vez ao ano, 13% de três a quatro vezes ao ano e 10% mais de quatro vezes.  

Se um dos objetivos principais da propaganda, especialmente pelas redes sociais digitais, é a venda, então foi questionado se o entrevistado sofreu algum tipo de problema com alguma compra mediante exposição de propaganda nos seus perfis.  A maioria, 93%, responderam “não”, eles não sofreram nenhum tipo de problema com compras online oriundas dessas propagandas. 

Por fim, duas questões encerram a pesquisa: a importância das propagandas nas redes sociais digitais e; a razão dessa importância.  Sete de cada 10 entrevistados acham que é importante sim ter propaganda nas redes sociais pela internet e os motivos principais dessa importância são: facilidade de visualização (27%),  divulgação da marca (24%), novidades no mercado (20%) e compra e venda de produtos (13%). 

Apesar da natureza qualitativa e da amostra pequena, é possível notar que o jovem conectado percebe as propagandas, as consomem, e reforçam a sua necessidade para a manutenção de marcas, produtos e empresas. Dessa forma, as empresas precisam se atentar sobre qual é a percepção e a reação desses consumidores, que devem ser ou se tornar, seus shoppers

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Brigadeiro.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunos:  Adriano Padilha
                 Antônio Augusto
                 Bruno ávila
                 Bianca Félix
                 Carolina Araújo
                 Caio Marcos Martins
                John Elvis Alves
                Gabriel Cação


2 comentários:

Meus parabéns a todos os integrantes que desenvolveram um trabalho que convida aos leitores ampliar o conhecimento numa área tão importante a nossa carreira publicitária.

Sucesso e continuem assim.

Abraços

Prof. Dr. Ricardo Costa
Coordenador | Publicidade e Propaganda

Excelente e intrigante a pesquisa. Não apostaria minhas fichas que as propagandas veiculadas nas redes sociais, surtiriam efeito. Adorei! Parabéns.

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