terça-feira, 11 de março de 2014

Old Spice, o desodorante do homem, Homem (com H)?


Redação do SP FIAM.

O Chamado.

Em tempos de discussões sobre as novas experiências de masculinidade e como a propaganda tem representado o homem em suas múltiplas facetas, é interessante a abordagem dessa campanha. Até mesmo pelas polêmicas que ela pode gerar entre o universo feminista sobre “n” clichês machistas representados no filme, pois, também não foi por acaso que essa campanha foi lançada no dia 8 de março. Porém, definitivamente esse não é o foco dessa matéria. O viés aqui é outro! 

Notem, é um novo produto no Brasil. Old Spice. 

Segundo o Portal Exame, a campanha aposta na linguagem irreverente que se tornou símbolo da marca no exterior. O site Meio & Mensagem destaca o fato de a campanha trazer à tona o termo “homenidade”, àquele que não se intimida em expressar a sua personalidade, conciliando atitude, força física e adrenalina com carinho, cavalheirismo e sensibilidade. 

Possivelmente essa campanha acalorará muitas discussões de bares e debates acadêmicos, porém, o que não pode passar despercebido, e até agora pouco explorado pelos veículos que divulgaram a campanha, é a marca P&G.

Antes de apresentar a marca do produto é a marca corporativa que aparece, de forma esmaecida, assim como vemos a logomarca das redes de televisão durante a veiculação dos seus programas. É a P&G que está ali, é a qualidade da marca proprietária das marcas Gilette, Duracell e Pampers. 

Seria uma transferência de valor da marca corporativa à marca jovem marca produto no Brasil? Afinal a marca Old Spice pode ser líder de mercado nos Estados Unidos da América, mas em terras tupiniquins ainda é uma mero desconhecida.  

Cada vez mais as marcas corporativas como P&G e Unilever buscam absorver o valor de qualidade, fidelidade e lealdade de produtos conhecidos do grande público para primeiro fortalecer a imagem da marca corporativa e, posteriormente transferir esse valor às novas marcas, criadas ou adquiridas. 

É fundamental para o estudante de Publicidade e Propaganda observar e entender essa dinâmica. Ou melhor, essa profusão de olhares e cenários, pois, certamente fará com que as campanhas sejam amplamente debatidas, discutidas e compartilhadas.

Vejam o que mais foi dito sobre essa campanha do Homem Homem, ou Cabra Macho, da P&G e da sua marca Old Sipce.





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