SP FIAM – Sou Publicidade FIAM

Conheça um pouco mais sobre este novo projeto do curso de Publicidade e Propaganda.

A propaganda faz parte das nossas vidas.

Você pode até ser novinho, mas isso não te impede de ter repertório e conteúdo!

Novo perfil de homem?

A relação entre o consumo masculino e o papel da publicidade e propaganda.

Quer ser reconhecido?

Seja um Publicitário FIAM. Conheça o nosso curso de Publicidade e Propaganda.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

20% de desconto ou 5 segundos para pular o anúncio?



20% de desconto ou aguarde 5 segundos? Duas informações comuns nas propagandas em redes sociais, seja por meio de promoção de vendas no Facebook, ou promoção de marca e produto por meio de vídeos no Youtube. Mas, os consumidores respondem a esses estímulos publicitários?  Um grupo de alunos do 4º semestre de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM Centro Universitário levantou dados que corroboram o entendimento sobre essa questão

A pesquisa, de natureza qualitativa, buscou entender a opinião do consumidor sobre a publicidade e propaganda nos perfis de sites de redes sociais.  Os alunos escolheram o tema por ser contemporâneo e exploratório além, de ser de interesse amplo das empresas e do setor de comunicação, especialmente o das agências de publicidade.  Corroborar o entendimento sobre como o consumidor percebe e reage com as propagandas veiculadas em seus perfis digitais deve trazer elementos importantes sobre as ações de promoção e vendas, por exemplo. 

Foram coletadas 69 entrevistas, feitas por meio de survey online, pela ferramenta QuestionPro. A amostra é qualitativa, por meio de técnica não probabilística, do tipo bola de neve, normalmente utilizada em pesquisas na internet.  O primeiro dado que merece atenção é que a maior parte dos entrevistados respondeu a pesquisa por meio de dispositivos móveis, totalizando 59%, que responderam por smartphone ou tablet.  

Homens e mulheres responderam a pesquisa, tendo uma diferença de apenas 8 pontos percentuais a mais de mulheres. Jovens, entre 18 e 25 anos (77%), cuja renda média mensal familiar varia entre 1,5 a 10 salários mínimos.  Quase a totalidade desses jovens acessam as redes sociais na internet todos os dias, apenas 4% responderam que fazem isso apenas uma vez por semana.  Reforçando o dado do uso de dispositivos móveis para o acesso à internet, quando questionados sobre qual dispositivo usam para acessar as redes sociais digitais, 81% responderam que usam smartphone ou tablet. Duas redes sociais digitais monopolizam o acesso às informações, Facebook e WhatsApp, são os sites e aplicativos preferidos para acessar informações e seus contatos, totalizando 97% das respostas, com ligeira vantagem para o aplicativo WhatsApp, que teve 52% desse montante.  

Se a pesquisa teve foco nas redes sociais que se criam no ambiente interativo e digital dos sites e aplicativos, então foi questionado aos entrevistados, o que motiva o acesso.  Para 89% dos respondentes, os motivos principais para acessar esses mecanismos de interação social digital são os amigos e os relacionamentos. 

Depois de coletar dados sobre o perfil dos entrevistados e a frequência com que usam as redes sociais digitais, a pesquisa aprofundou no seu objeto de estudo, a publicidade e propaganda nessas redes.   Quando questionados sobre a atenção dada as propagandas veiculadas em sites como Facebook ou Youtube, por exemplo, apenas 27% dos entrevistados se manifestaram contrários, alegando que não prestam atenção em propaganda nas suas redes sociais, enquanto 47% afirma que presta atenção se o conteúdo for de seu interesse e, 10% quando a intenção é de efetuar uma compra

Esse mesmo consumidor que presta atenção de alguma forma nas ações promocionais de marcas, produtos e empresas, não confia plenamente no que vê. Confiam parcialmente nas propagandas, 60% dos entrevistados e, 14% se o preço for atrativo. 24% se mostraram receosos com aquilo que veem nas propagandas expostas no Facebook ou no Youtube, e disseram que não confiam de maneira nenhuma nessas ações promocionais. 

A propaganda nas redes sociais digitais pode levar o consumidor à compra? Para 40% dos entrevistados, sim. Esses alegam que já efetuaram alguma compra por implicação de uma dessas ações promocionais. Mesmo que 60% ainda não tenha efetuado qualquer compra mediante a exploração publicitária pelo Facebook ou pelo Youtube, é importante perceber que as propagandas acabam atingindo o consumidor, e já atinge um percentual próximo de 50%. Assim, é possível refletir que essas ações surtem efeito positivo.  Sabendo que 4 de cada 10 entrevistados fizeram alguma compra por meio de propaganda nas redes sociais digitais, foi perguntado também a frequência dessas compras.  Nesse sentido os dados são diversos, 25% afirmam que compram pelo menos duas vezes ao ano por meio de alguma ação promocional nas redes sociais digitais, enquanto 15%, apenas uma vez ao ano, 13% de três a quatro vezes ao ano e 10% mais de quatro vezes.  

Se um dos objetivos principais da propaganda, especialmente pelas redes sociais digitais, é a venda, então foi questionado se o entrevistado sofreu algum tipo de problema com alguma compra mediante exposição de propaganda nos seus perfis.  A maioria, 93%, responderam “não”, eles não sofreram nenhum tipo de problema com compras online oriundas dessas propagandas. 

Por fim, duas questões encerram a pesquisa: a importância das propagandas nas redes sociais digitais e; a razão dessa importância.  Sete de cada 10 entrevistados acham que é importante sim ter propaganda nas redes sociais pela internet e os motivos principais dessa importância são: facilidade de visualização (27%),  divulgação da marca (24%), novidades no mercado (20%) e compra e venda de produtos (13%). 

Apesar da natureza qualitativa e da amostra pequena, é possível notar que o jovem conectado percebe as propagandas, as consomem, e reforçam a sua necessidade para a manutenção de marcas, produtos e empresas. Dessa forma, as empresas precisam se atentar sobre qual é a percepção e a reação desses consumidores, que devem ser ou se tornar, seus shoppers

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Brigadeiro.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunos:  Adriano Padilha
                 Antônio Augusto
                 Bruno ávila
                 Bianca Félix
                 Carolina Araújo
                 Caio Marcos Martins
                John Elvis Alves
                Gabriel Cação


+SP

quarta-feira, 14 de maio de 2014

V Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda


Professores do FIAM-FAAM participarão do V Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda organizado pela ECA-USP, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio na Cidade Universitária.

O tema deste ano será O Sistema Publicitário & A Semiose Ilimitada.  Os grupos de trabalhos avaliam pesquisas sobre: Propaganda e linguagens; Propaganda e tendências; Propaganda Ética e Ideologias; Formação em Publicidade e Propaganda e; Propaganda e Mercado.  

O professor de Empreendedorismo, Danilo Postinguel, apresentará o trabalho: A representação da masculinidade nas campanhas publicitárias: "Espelho, espelho meu, o homem do comercial representa o eu?". Trata do consumo de produtos e marcas oferecidos nos discursos publicitários e, o consumo das representações masculinas ali inseridas. O levantamento de dados foi realizado por meio de aplicação de questionários em uma amostra exclusivamente masculina. Os objetos da pesquisa foram as campanhas Dove Men+Care e Nivea Stress Protect. 

E o professor de Pesquisa e Análise Situacional, Wesley Moreira Pinheiro, apresentará o resultado de sua pesquisa: Captação virtual - Propaganda, marketing e relacionamento nas redes sociais digitais de alunos e IES. Trata da utilização das redes sociais digitais de IES em prol da captação de alunos.  Nesse estudo, foram levantados dados primários oriundos da aplicação de questionário com os calouros de 2013-1 dos cursos de Jornalismo; Rádio, TV e Vídeo; Relações Públicas e; Publicidade e Propaganda, do FIAM-FAAM Centro Universitário.  A pesquisa tratou de questões relacionadas à interatividade e o relacionamento, por parte dos alunos calouros, com as ações de propaganda e marketing, promovidas pelas IES durante o processo de escolha do curso e da faculdade.  

O evento contará com a participação de pesquisadores e professores de todo o país. Terá também palestras e debates com pesquisadores de destaque na cena publicitária do Brasil. Tem apoio da FAPESP, CAPES, CNPq e, Rede Globo.

O curso de Publicidade e Propaganda parabeniza os professores participantes

Serviço:
Evento: V Encontro de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.
Dias: 21, 22 e 23 de maio de 2014.
Local: Cidade Universitária, ECA-USP.
Realização: ECA-USP e ABP2

+SP