segunda-feira, 28 de julho de 2014

CVC, Decolar ou Hotel Urbano?


O turismo é um dos principais setores da economia brasileira, responsável por 9% do PIB do país (dados do Ministério do Turismo). Esse percentual equivale a um volume de R$ 443,7 bilhões movimentando a economia brasileira, posicionando o país como sexta economia mundial de turismo. A meta do meta do Ministério do Turismo é ser a 3ª economia do turismo mundial até 2022. 

E é sobre esse crescimento que as agências de publicidade e os profissionais de propaganda e marketing precisam estar atentos, pois isso afeta diretamente os investimentos em promoção e comunicação.  Preços competitivos, facilidades de crédito, possibilidades de roteiros e mecanismos de acesso à informação e interação com a internet vêm atraindo cada vez mais o olhar do consumidor, ou melhor, do turista

Para entender melhor sobre as demandas dos turistas, alunos do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM fizeram no 1º semestre de 2014 uma pesquisa sobre o perfil do turista. A pesquisa, de natureza qualitativa, obteve 85 respostas de entrevistados de maioria jovens na faixa dos 21 aos 30 anos, representando 55% da amostra, que costuma viajar pelo menos uma vez ao ano. 

Os motivos principais das viagens são férias ou lazer, 84% dos entrevistados escolheram essas opções. Quando viajam, fazem seus roteiros em território nacional, pois apenas 13% disseram que costumam viajar para o exterior.

A pesquisa apontou que ainda a maioria utiliza os serviços de agências de viagem para definir os seus roteiros, porém 47% alegam que já utilizaram recursos de agência on-line. Pela internet, as pessoas buscam informações sobre as agências e sobre os roteiros e quando optam por uma agência os principais motivos pela decisão de compra são praticidade e preços baixos. Com isso, 85% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com as experiências que tiveram com as agências de viagem, porém, há ainda uma série de demandas que pontuam como forma de melhoria da prestação de serviços. Além de preços baixos e comodidade, o turista busca personalização dos serviços. Sentem a necessidade de flexibilizar os destinos, hotéis, meios de transporte em função das suas necessidades ou desejos. Essas demandas possivelmente podem levar o turista que busca mais independência e personalização para os sites de viagens, onde, roteiros, passagens, hotéis e demais serviços podem ser escolhidos conforme a necessidade do cliente. 

Nesse sentido o resultado da pesquisa aponta para uma nova questão a ser esclarecida: qual o perfil do turista digital? Como ele interage e, principalmente, como ele definiu sua compra por meio dos serviços de vendas de pacotes, hospedagens e passagens? 

Não faltam opções reais e digitais para o consumidor, como CVC, o site Decolar, Submarino e Americanas Viagens, TAM Viagens, Triadvisor, Trivago, Hotel Urbano, além de blogs especializados com dicas e roteiros. 

Em um mercado que cresce a cada ano e aquece a economia, é de grande valia pesquisar mais sobre as forças do turismo e as demandas dos turistas. Afinal, a sua próxima viagem pode iniciar pelo aplicativo do celular, ou pela tela da smart tv

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Liberdade.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunas: Bárbara Chacon
                Luana Galvan
                Nathalia Cruz
                Tabita Peña
                Thais Alves Freire

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