segunda-feira, 28 de julho de 2014

Em casa ou na rua, basta estar conectado.


Mais de 50 milhões de brasileiros já fizeram alguma compra pela internet. Estima-se que em 2014 o comércio eletrônico movimente cerca de R$ 35 bilhões, e quase 10% das vendas já são efetuadas por meio de aplicativos de celulares ou tablets. Dentro do universo de vendas on-line, alunos do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM Centro Universitário pesquisaram as compras de ingressos, de shows e cinema, por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets

A pesquisa foi realizada com 102 pessoas, sendo a maior parte (69%), jovens entre os 16 e 25 anos, com a maioria no ensino superior e, quase a totalidade dos entrevistados (96%) já fizeram alguma compra pela internet. Dos entrevistados 29% já fez alguma compra por meio de dispositivo móvel, um percentual bem maior do que o nacional, apresentado pela e-bit no relatório Webshoppers

A compra de ingressos é a principal aquisição quando o assunto é celular ou tablet, pelo menos 21% dos entrevistados já compram ingressos usando um smartphone, porém apenas 12% fizeram compras utilizando aplicativos, enquanto a maioria ainda acessa os sites de vendas, mesmo que seja pelo celular. 

A pesquisa revelou que a comodidade é o principal argumento para realizar compras pelo celular, totalizando 45% dos entrevistados que citou esse o motivo principal da realização da compra por meio de dispositivo móvel. Dos ingressos que são comprados 52% são para shows ou cinema, enquanto outras opções como teatro, festas e eventos culturais tiveram menor citação. A maioria dos entrevistados (68%) se diz satisfeita com a compra online em dispositivo móvel, porém a maior reclamação é sobre a taxa de conveniência, que chega a 20% do valor do ingresso, dependendo do evento. Para 46% dos entrevistados essa é a maior demanda de melhoria para aumentar o uso de aplicativos e sites de compras on-line, seja por meio de um computador, tablet, celular ou smart tv

Com o uso cada vez maior dos dispositivos móveis e com a adesão dos consumidores ao comércio eletrônico, é possível entender que a preocupação em ações voltadas às compras on-line em celulares e tablets deve ser intensificada. O consumidor não precisa mais esperar chegar em casa para efetuar a sua compra, pode fazer isso na rua ou durante uma viagem de metrô, por exemplo. 

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Liberdade.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunos: Carlos Henrique Figueiredo
                Guilherme Sanches
                Isaura Silva
                Jaqueline Sanches
                Kaique Polino

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