SP FIAM – Sou Publicidade FIAM

Conheça um pouco mais sobre este novo projeto do curso de Publicidade e Propaganda.

A propaganda faz parte das nossas vidas.

Você pode até ser novinho, mas isso não te impede de ter repertório e conteúdo!

Novo perfil de homem?

A relação entre o consumo masculino e o papel da publicidade e propaganda.

Quer ser reconhecido?

Seja um Publicitário FIAM. Conheça o nosso curso de Publicidade e Propaganda.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Em casa ou na rua, basta estar conectado.


Mais de 50 milhões de brasileiros já fizeram alguma compra pela internet. Estima-se que em 2014 o comércio eletrônico movimente cerca de R$ 35 bilhões, e quase 10% das vendas já são efetuadas por meio de aplicativos de celulares ou tablets. Dentro do universo de vendas on-line, alunos do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM Centro Universitário pesquisaram as compras de ingressos, de shows e cinema, por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets

A pesquisa foi realizada com 102 pessoas, sendo a maior parte (69%), jovens entre os 16 e 25 anos, com a maioria no ensino superior e, quase a totalidade dos entrevistados (96%) já fizeram alguma compra pela internet. Dos entrevistados 29% já fez alguma compra por meio de dispositivo móvel, um percentual bem maior do que o nacional, apresentado pela e-bit no relatório Webshoppers

A compra de ingressos é a principal aquisição quando o assunto é celular ou tablet, pelo menos 21% dos entrevistados já compram ingressos usando um smartphone, porém apenas 12% fizeram compras utilizando aplicativos, enquanto a maioria ainda acessa os sites de vendas, mesmo que seja pelo celular. 

A pesquisa revelou que a comodidade é o principal argumento para realizar compras pelo celular, totalizando 45% dos entrevistados que citou esse o motivo principal da realização da compra por meio de dispositivo móvel. Dos ingressos que são comprados 52% são para shows ou cinema, enquanto outras opções como teatro, festas e eventos culturais tiveram menor citação. A maioria dos entrevistados (68%) se diz satisfeita com a compra online em dispositivo móvel, porém a maior reclamação é sobre a taxa de conveniência, que chega a 20% do valor do ingresso, dependendo do evento. Para 46% dos entrevistados essa é a maior demanda de melhoria para aumentar o uso de aplicativos e sites de compras on-line, seja por meio de um computador, tablet, celular ou smart tv

Com o uso cada vez maior dos dispositivos móveis e com a adesão dos consumidores ao comércio eletrônico, é possível entender que a preocupação em ações voltadas às compras on-line em celulares e tablets deve ser intensificada. O consumidor não precisa mais esperar chegar em casa para efetuar a sua compra, pode fazer isso na rua ou durante uma viagem de metrô, por exemplo. 

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Liberdade.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunos: Carlos Henrique Figueiredo
                Guilherme Sanches
                Isaura Silva
                Jaqueline Sanches
                Kaique Polino

+SP

Campanha do Ford Ka conta histórias de consumidores reais


Campanha com Lázaro Ramos tem como objetivo mostrar as conquistas das pessoas e como o carro se mantém presente nos grandes momentos da vida delas.

A campanha de pré-lançamento do Novo Ford Ka, liderada pela Blue Hive, tem foco nas histórias de vida de consumidores reais. Para isso, o ator Lázaro Ramos irá encenar e ajudar a selecionar os roteiros que destacam conquistas e momentos da vida de alguns participantes da campanha. O Novo Ka está sendo relançado como modelo global.

Com o nome “O Começo de Uma Grande História”, a campanha utiliza a técnica de projeção mapeada para contar essas histórias, permitindo a interação de Lázaro Ramos com as imagens projetadas de maneira bastante inusitada.

“Nosso objetivo é mostrar as conquistas das pessoas e como o carro se mantém presente nestes grandes momentos da vida delas”, afirma Vico Benevides, Diretor Executivo de Criação da Blue Hive.

Ao todo serão contadas 5 histórias, e além de 3 conquistas de consumidores reais, a Ford conta em um dos filmes a trajetória da atriz Fernanda Paes Leme, que apresentou o Novo Ka durante o programa SuperStars da Rede Globo.

Um engenheiro da Ford, que participou do projeto de concepção e produção do Novo Ka também terá sua história contada.

A campanha marca também um momento histórico pela Ford, que com a entrada do Novo Ka passa a ter uma linha de veículos 100% global.

Veja o filme:


Fonte: Exame. 

+SP

Nike embala tênis flexível numa caixa com um terço do tamanho


Passado um mês do Cannes Lions, as ações premiadas no maior festival publicitário do mundo seguem reverberando no mundo. Na última sexta-feira (25), uma ideia da Nike ganhou destaque no site da revista Adweek.

Trata-se de um case premiado com a prata na categoria Design. A marca resolveu embalar um tênis super flexível numa embalagem com um terço do tamanho normal. A ideia mostra como o Nike Free 5.0 é maleável.

A ação é inteligente por algumas razões. Uma delas é a sustentabilidade, já que o material utiliza menos papelão que o normal. Outra é a logística, afinal, uma caixa desse tamanho reduz o espaço de transporte. Por fim e não menos importante a própria embalagem comunica o principal benefício do produto: a flexibilidade.

Infelizmente, a caixa foi apenas promocional e confeccionada para o lançamento do Nike Free 5.0. Não foi produzida em larga escala.

A criação é da Publicis Impetu, do Uruguai.

Veja o filme:




Fonte: Adnews

+SP

CVC, Decolar ou Hotel Urbano?


O turismo é um dos principais setores da economia brasileira, responsável por 9% do PIB do país (dados do Ministério do Turismo). Esse percentual equivale a um volume de R$ 443,7 bilhões movimentando a economia brasileira, posicionando o país como sexta economia mundial de turismo. A meta do meta do Ministério do Turismo é ser a 3ª economia do turismo mundial até 2022. 

E é sobre esse crescimento que as agências de publicidade e os profissionais de propaganda e marketing precisam estar atentos, pois isso afeta diretamente os investimentos em promoção e comunicação.  Preços competitivos, facilidades de crédito, possibilidades de roteiros e mecanismos de acesso à informação e interação com a internet vêm atraindo cada vez mais o olhar do consumidor, ou melhor, do turista

Para entender melhor sobre as demandas dos turistas, alunos do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM fizeram no 1º semestre de 2014 uma pesquisa sobre o perfil do turista. A pesquisa, de natureza qualitativa, obteve 85 respostas de entrevistados de maioria jovens na faixa dos 21 aos 30 anos, representando 55% da amostra, que costuma viajar pelo menos uma vez ao ano. 

Os motivos principais das viagens são férias ou lazer, 84% dos entrevistados escolheram essas opções. Quando viajam, fazem seus roteiros em território nacional, pois apenas 13% disseram que costumam viajar para o exterior.

A pesquisa apontou que ainda a maioria utiliza os serviços de agências de viagem para definir os seus roteiros, porém 47% alegam que já utilizaram recursos de agência on-line. Pela internet, as pessoas buscam informações sobre as agências e sobre os roteiros e quando optam por uma agência os principais motivos pela decisão de compra são praticidade e preços baixos. Com isso, 85% dos entrevistados se mostraram satisfeitos com as experiências que tiveram com as agências de viagem, porém, há ainda uma série de demandas que pontuam como forma de melhoria da prestação de serviços. Além de preços baixos e comodidade, o turista busca personalização dos serviços. Sentem a necessidade de flexibilizar os destinos, hotéis, meios de transporte em função das suas necessidades ou desejos. Essas demandas possivelmente podem levar o turista que busca mais independência e personalização para os sites de viagens, onde, roteiros, passagens, hotéis e demais serviços podem ser escolhidos conforme a necessidade do cliente. 

Nesse sentido o resultado da pesquisa aponta para uma nova questão a ser esclarecida: qual o perfil do turista digital? Como ele interage e, principalmente, como ele definiu sua compra por meio dos serviços de vendas de pacotes, hospedagens e passagens? 

Não faltam opções reais e digitais para o consumidor, como CVC, o site Decolar, Submarino e Americanas Viagens, TAM Viagens, Triadvisor, Trivago, Hotel Urbano, além de blogs especializados com dicas e roteiros. 

Em um mercado que cresce a cada ano e aquece a economia, é de grande valia pesquisar mais sobre as forças do turismo e as demandas dos turistas. Afinal, a sua próxima viagem pode iniciar pelo aplicativo do celular, ou pela tela da smart tv

FICHA TÉCNICA:
Curso: Publicidade e Propaganda.
Disciplina: Pesquisa e Análise Situacional.
Período: 4º semestre.
Ano: 2014 – 1.
Campus: Liberdade.
Turno: Noturno
Professor: Wesley Moreira Pinheiro
Alunas: Bárbara Chacon
                Luana Galvan
                Nathalia Cruz
                Tabita Peña
                Thais Alves Freire

+SP

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Investimentos globais em publicidade devem crescer 4,4% até 2018.



A PwC projeta que os investimentos em publicidade na indústria de entretenimento e mídia no mundo devem aumentar nos próximos cinco anos. A 15ª edição do Global Entertainment & Media Outlook Overview 2014-2018 abrange 54 países, que representam 80% da população mundial e traz importantes insights sobre 13 setores da indústria.

O gasto médio com publicidade em televisão, sites, jornal, revista, mídia out-of-home, rádio deve crescer 4,4% até 2018. “Incluímos novas métricas na pesquisa este ano. Também mensuramos penetração de internet nos mercados de smartphones, quantidade de aplicativos baixados e sites de stream de conteúdo pago, mas o gasto em publicidade ainda é muito maior em mídias tradicionais”, explica Estela Vieira, sócia da PwC Brasil e líder de Entretenimento e Mídia.

A TV continua sendo o canal com mais investimentos publicitários, responsável por 32% dos gastos em 2013 e com previsão de aumento global de 34% até 2018. “No Brasil, é uma mídia muito relevante, não à toa os investimentos em publicidade em TV aberta no país ficam em 3º lugar no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão”, diz Estela.

Já a internet está em segundo lugar global em investimentos em publicidade. O crescimento foi de 17% em 2013 e deve atingir 21% até 2018. “Em números absolutos os gastos de publicidade em internet não são tão expressivos, se comparados a TV aberta, mas investir nesse mercado é uma grande tendência. No Brasil esse é um fator muito importante porque os consumidores são heavy users de mídias sociais, jogos, GPS e vídeos”, explica Marcelo Ribeiro, gerente da PwC Brasil e especialista em Entretenimento e Mídia.

Espera-se que, até este ano, o Brasil seja o 4º mercado global em gastos com acesso à internet, com expectativa de crescimento de 85%, podendo faturar US$ 3,3 bilhões.

De acordo com a 15ª edição da pesquisa produzida pela PwC, o gasto mundial esperado para acesso à internet em 2018 é de US$ 635 bilhões, com um crescimento médio ponderado de 8,9% ao ano. “Essa é uma tendência que não deve cair, uma vez que ainda tem muita gente sem acesso à internet e hoje ainda é um serviço muito caro em vários países e o impacto disso terá implicações também no investimento em publicidade”, pondera Ribeiro.

Na projeção global da publicidade veiculada na TV, o aumento de cerca de 5% deve levar a um faturamento de US$ 215 bilhões nos próximos cinco anos. Segundo a pesquisa, o mercado de E&M em países emergentes, como Brasil e Rússia, aumenta praticamente em 50% o seu faturamento no período de 2014 a 2018. Um dos fatores é o crescimento da classe média e da urbanização nestes países. 

Metodologia - Em sua 15º edição, o levantamento avalia os gastos dos consumidores e investimentos com publicidade. A análise foi realizada em 13 segmentos do entretenimento, que inclui TV aberta e fechada, revistas, jornais, internet, música, outdoor, cinema, games, entre outros. O estudo deste ano contou com a inclusão do Egito, da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Peru.

Fonte: Adnews

+SP

terça-feira, 22 de julho de 2014

Making of: "O suor faz mágica".


Veja a construção da campanha criada pela Lew'Lara\TBWA para Gatorade, veiculada pelo programa Reclame, no Multishow:


Reclame, toda Quinta às 17h00.
Reveja também: sexta – 15:00 ; sábado – 08:00 ; domingo – 03:30; segunda – 07:30 ; quarta – 01:30.


+SP

Campanha da Claro mostra pais invadindo a "praia" dos filhos.



O Dia dos Pais está chegando e a Claro apresenta sua nova campanha para comemorar a data. Um filme de 60 segundos (com versão de 30”) traz o som da banda Ultraje A Rigor, “Nós Vamos Invadir a sua Praia”.

A campanha apresenta a promoção em que o pai contrata o plano Claro Online de 2 Giga e por mais 14,50/mês ganha o dobro de internet mais um chip extra para compartilhar o a internet 4G mais rápida do mundo.

O comercial “Invasão” mostra a chegada dos pais na internet e traz cenas como um pai assistindo vídeo no tablete, recebendo virais, postando fotos nas redes sociais, fazendo selfie em frente ao espelho, assistindo tutoriais estranhos, entre outras, sempre regadas por muito humor. A paródia da música mantém a voz de Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor.

“Hoje não só os filhos, mas também os pais já estão conectados, e nós queremos disponibilizar sempre a melhor experiência. A iniciativa visa incentivar o uso da rede e também o compartilhamento, com a vantagem que o usuário pode navegar com a velocidade 4GMax sem custo adicional”, diz Rodrigo Vidigal, diretor de marketing da Claro.

Além do filme criado para TV aberta e fechada, ainda foram feitas peças para internet, jornais, revistas e mídia out of home.

Veja a nova campanha da Claro:





Fonte: EXAME (www.exame.abril.com.br)


+SP