Da Redação do SP FIAM.
Não é de hoje que o Facebook, Twitter, Instagram e todos esses sites de relacionamentos atraem o interesse das pessoas. Consequentemente, o interesse das marcas também. Se na canção “o artista vai onde o povo está”, no universo publicitário as marcas também. Se há milhões de pessoas conversando e interagindo, notoriamente as marcas se posicionam no meio dessa conversação. Porém, é cada vez mais frequente o questionamento sobre a sobrecarga do uso de aplicativos de smartphones, games e sites de redes sociais, pelas pessoas. Questiona-se que o uso excessivo interfere negativamente na capacidade de socialização dessas redes, tornando-as em ambientes individualistas.
Esses debates têm preocupado as marcas também. Deixamos de conversar, olhar no olho, sorrir de frente e abraçar, para “curtir”, “compartilhar” ou jogar Candy Crush. O grande vilão dessa história toda é justamente um dos produtos mais consumidos da atualidade, o celular.
Recentemente a campanha "Saia Já do Foco", com diversos atores, buscou conscientizar as pessoas sobre o desconforto que o uso do celular causa nos espetáculos teatrais. A cerveja Amstel fez uma campanha para que as pessoas deixassem de usar o celular enquanto estão no bar, bebendo, conversando e interagindo. Criado pela agência de publicidade Fischer&Friends, o 'Copo Offline' do bar Salve Jorge, segue essa linha de “dar um tempo” no uso do smartphone em momentos de lazer e descontração.
Agora, a Coca-cola se junta a uma série de ações que visam diminuir o uso excessivo dos aplicativos e das redes sociais da internet, para trazer de volta o convívio social. Por isso, é importante que os publicitários observem bem as tendências e os questionamentos sociais e culturais, pois certamente as marcas precisarão atuar nesse novo contexto e os profissionais deverão estar aptos para responder a essas demandas.
Esse é um debate que apenas começou.
Vejamos algumas campanhas contra o uso excessivo da virtualidade:
Coca-Cola Social Media Guard
Copo Off-line
Wardrobes for Smartphones - Amstel
Saia Já do Foco
Copo Off-line
Wardrobes for Smartphones - Amstel
Saia Já do Foco
0 comentários:
Postar um comentário
Conheça o Blog do curso de Publicidade e Propaganda. Comente, compartilhe.