SP FIAM – Sou Publicidade FIAM

Conheça um pouco mais sobre este novo projeto do curso de Publicidade e Propaganda.

A propaganda faz parte das nossas vidas.

Você pode até ser novinho, mas isso não te impede de ter repertório e conteúdo!

Novo perfil de homem?

A relação entre o consumo masculino e o papel da publicidade e propaganda.

Quer ser reconhecido?

Seja um Publicitário FIAM. Conheça o nosso curso de Publicidade e Propaganda.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Profissão e Mercado em Mídias Sociais

Por Aline Bomfim,

Uma dúvida recorrente no universo da comunicação é saber qual será o futuro das mídias sociais. Isso se deve às várias mudanças que esse tipo de modalidade de interação e comunicação ao longo dos últimos dez anos, alterando fortemente a forma com a qual nos comunicamos, e interagimos com as pessoas, e como lidamos com marcas, produtos e serviços.

Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Tumblr, são alguns dos sites de mídias sociais mais conhecidos entre as pessoas atualmente. Mesmo tendo como objetivo primário o relacionamento entre as pessoas, nem tudo é diversão. Existem pessoas que trabalham (e muito) por trás desse cenário tão interativo, para que a comunicação na rede seja eficaz. Empresas investem em propaganda e em tecnologia a fim de ampliar sua captação de clientes, melhorar o seu relacionamento e alavancar o poder da marca.  

Para nos ajudar a entender um pouco mais a respeito da carreira digital, entrevistamos  a Coordenadora de Mídias Sociais do Complexo Educacional FMU, Carla Alves.  Com apenas 25 anos, formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais, ela adora advergames e, estuda desenho realista desde os 14 anos. Atualmente, estuda MBA em Gestão Estratégica de Negócios e vai falar um pouco sobre carreira digital, especialmente ligada às redes sociais na internet.


Confira a entrevista na íntegra:

Quais as atribuições de uma Coordenadora de Mídias Sociais?
Carla: Coordeno uma equipe responsável por assegurar comunicação e posicionamento digital da Instituição a partir de conteúdo alinhado à estratégias, investimentos em mídias digitais e canais que tenham aderência ao público-alvo da marca. Trabalhamos a parte de atendimento, anúncios e, por fim, a gestão de conteúdo. A minha função é fazer com que estas esferas saiam como o planejado e, em seguida, extrair os dados para uma análise do que podemos melhorar. 

Dos aspectos: planejamento, gestão do conteúdo, relacionamento e mensuração, qual é que você tem maior afinidade? Por quê?
Carla: Quando comecei a trabalhar em Marketing Digital, gostava muito de gestão do conteúdo. Hoje acho que cada aspecto tem suas peculiaridades e um depende muito do outro. Talvez mensuração, porque vem de análises e, consequentemente, a vontade de melhorar o plano.

Qual a influência do curso de Publicidade e Propaganda para a carreira de Mídias Sociais?
Carla: O curso de Publicidade e Propaganda me deu base para entender o mercado e como conquistar um determinado público. No mercado digital, a segmentação do público-alvo é muito importante para que se tenha um resultado efetivo.

Ao trabalhar com mídias sociais, você não enjoa dos seus próprios perfis no Facebook/Twitter/Instagram etc? Há tempo para continuar online?
Carla: Não! Durante o expediente de trabalho, só consigo pensar na marca FMU. Depois é o tempo de ver as minhas coisas, as mensagens e atualizações de amigos e família, e notícias das páginas que sigo. Independentemente da plataforma, o que não faz enjoar é o conteúdo que consumo.

Em sua opinião, atualmente, qual a marca que faz o melhor trabalho de mídias sociais? 
Carla: Respondendo a primeira pergunta, gosto muito do trabalho do Itaú, pelo conteúdo que criam.

O público consumidor está mais exigente realmente ou ele apenas aprendeu a externar mais a sua insatisfação pelas redes?
Carla: Acredito que o público sempre foi exigente, buscando o melhor, mas o que mudou é que com a facilidade da comunicação mais imediatista, as insatisfações são manifestadas prontamente nas redes.  

Qual a melhor maneira de se fazer um bom trabalho em mídias sociais? 
Carla: A melhor maneira é conhecer muito bem o mercado em que se trabalha e a importância da sua empresa nela. Conhecer os concorrentes também é importante, pois é uma outra visão que você faz ou busca. Claro que não existe receita, tudo vai depender da sua empresa, seu segmento e da expertise de quem faz o trabalho, mas explorar as ferramentas e se manter sempre atualizado no mundo digital ajuda muito. Outro ponto é ler os “Termos e Políticas” de cada canal, pois ajuda no que você pode ou não pode fazer. 

E quais as ferramentas que o profissional precisa dominar?
Carla: Uma boa ferramenta de análise, uma de monitoramento e dominar as ferramentas dos canais escolhidos para atuar. É importante lembrar que as atualizações de ferramentas são sempre constantes. 

Quais são as tendências para esse mercado? 
Carla: A curto prazo a tendência é ter mais conteúdo dinâmico em formato de vídeo. As marcas estão se esforçando para dar experiências aos consumidores sem um apelo tão comercial e isso deve continuar, criando conversas com assuntos da atualidade e deixando o perfil mais humanizado.

Como é criar e gerenciar conteúdo para alunos da FMU e quais os principais canais que a universidade utiliza?
Carla: É bem legal pensar em conteúdos para os alunos. Pensamos muito no que pode ser uma extensão da sala de aula. Montamos um calendário que basicamente é assim: às segundas temos dicas de empregabilidade e carreira, em parceria com o BME&E. Às terças conteúdos dos nossos produtos. Quartas e quintas alguns vídeos do nosso canal. Sextas são dicas culturais para nossos seguidores aproveitarem o final de semana. Aos sábados temos listas temáticas de filmes e aos domingos divulgamos nossas clínicas, serviços, gratuidades ou descontos acessíveis à comunidade.

Para os próximos meses, queremos os conteúdos mais colaborativos com a ajuda dos alunos. Ainda estamos desenvolvendo ideias.

Em sua opinião quais páginas os alunos de Publicidade e Propaganda precisam observar, seguir e se inspirar? 
Carla: A página da Prefeitura de Curitiba (https://www.facebook.com/PrefsCuritiba) é um exemplo de como engajar e trabalhar com assuntos sérios de forma criativa. O Itaú tem um lado social muito forte no Facebook (https://www.facebook.com/itau) e Twitter (https://twitter.com/itau).  O trabalho do PontoFrio.com (https://www.facebook.com/pontofrio e https://twitter.com/pontofrio) sempre é case nos eventos de Marketing digital. 

Para receber notícias do meio digital: Meio Mensagem, Olhar Digital, Proxxima e Social Media da Depressão.

O que você diria aos estudantes de Publicidade e Propaganda que estão pensando em encarar a carreira de mídias sociais?
Carla: Explore possibilidades de publicações, veja o que fica mais atrativo, se é só texto, foto ou vídeo. Conheça o mercado na qual vai trabalhar e monitore tudo que falam da sua empresa. Tenha respeito pelo próximo e aceite opiniões e críticas. E nunca pare de ler e estudar sobre o assunto. É uma área que tudo muda rapidamente.

Aline Bomfim é aluna do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM faz entrevistas e aborda conteúdos sobre eventos e cursos que contribuam para a formação profissional em Publicidade e Propaganda.

+SP

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Desde 94, a número 1.

Por Kauê,

COPA DO MUNDO FIFA DE 1994. Lembram da comemoração dos jogadores, Apontado o dedo pra cima? E do momento em que levantaram a taça? 


Foi durante uma aula com o Prof. Renato Campos, no curso de Publicidade e Propaganda, que fiquei sabendo deste case e desde então não sai da minha cabeça. Agradeço por sua ajuda e paciência ao me explicar, novamente, esta ação publicitária. 

Possivelmente muitos dos estudantes de comunicação não recordarão desta copa do mundo, ocorrida nos Estados Unidos da América, em 1994, passados 20 anos. Pois é, nem eu. Justamente por isso, é interessante reviver uma ação publicitária dessa época. Nesse post falaremos de uma campanha feita pela Brahma, quando ela ainda não fazia parte da AMBEV.

Naquela época as marcas patrocinadoras do mundial foram Coca-Cola, Antarctica, Kaiser. Espaços publicitários foram adquiridos por essas marcas anos antes do evento.  Porém a Brahma, até então, não havia se pronunciado, muito menos comprado seus 30s para a veiculação de um comercial entre um tempo e outro de uma partida de futebol, ou soccer, como os estadunidenses chamam o “nosso” futebol.

Naquele ano, a conta da Brahma estava com a agência de Eduardo Fischer (Foto à esquerda) que, junto com o publicitário Claudio Canillo, teve uma ideia diferenciada sem ter em mente a repercussão que isso ia dar. Para entender melhor o conceito, imagine você sendo convidado para ir à Copa com tudo pago, estadia, alimentação, vôo, transporte ida e volta para o estádio. Imaginou? Pois bem, foi isso que a Brahma fez. Chamaram alguns brasileiros daqui e outros residentes nos  EUA.

Tentador, não? Porém, havia uma condição: durante os jogos, eles deveriam usar uma camiseta verde e amarela, estampada com o número um no meio, simbolizando a nova campanha da Brahma, “A CERVEJA NÚMERO UM” e no momento dos gols, os torcedores deveriam reproduzir o mesmo símbolo com as suas próprias mãos. Alguns tinham uma mãozinha estilizada pela própria marca. Eles deveriam se sentar nos primeiros bancos das arquibancadas para que, quando a câmera passasse, captasse a imagem deles. Vale lembrar que as gravações são feitas por uma empresa contratada da Fifa, e não pelas nossas redes de televisões locais, nesse sentido não havia nem uma colaboração de uma rede Globo, por exemplo. 


A Fifa não tinha nem ideia de quem/do que era a Brahma, e nem sabia que aquilo se tratava de uma estratégia de marketing, denominada emboscada. Até alguns jogadores do Brasil também entraram neste meio, reproduzindo essa ação. 

A Brahma teve sorte que nosso país foi até a partida final da Copa,  consagrando-se campeão. Como os Estados Unidos  foram eliminados  etapas antes, muitos americanos optaram por torcer pela seleção brasileira. Eles achavam que a camisa da Brahma, usada pela torcida, era a oficial da seleção brasileira, possivelmente devido as cores verde e amarela. Isso acarretou na comercialização das camisetas da marca em diversas lojas ao redor dos estádios. 

Imagine a situação: O estádio lotado com a maioria da torcida usando a mesma camiseta, verde e amarela, com o número um estampado no meio. Enquanto isso, a concorrência que pagou milhões de reais para aparecer durante 30 segundos entre um tempo e outro do jogo não deve ter ficado muito satisfeita. 

A campanha foi eleita, 20 anos depois, uma das campanhas publicitárias mais fortes das ultimas três décadas.  E o publicitário criador da campanha, Eduardo Fischer, foi mencionado no livro Sonho Grande, de Cristiane Correa (particularmente eu recomento)

Enfim, uma campanha eficiente. Perspicaz, que rendeu resultados excelentes para a marca.


Curiosidade.  Veja o vídeo da campanha da Brahma de 1994.

Fontes:
Dicionário Histórico-biográfico da Propaganda no Brasil:  http://goo.gl/5m6FIE
Sonho Grande (em Folha Vitória) : http://goo.gl/sSEywM)
Plugcitários: http://goo.gl/QDS16J)



Kauê é aluno do 4ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário.

+SP

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tramontina elementos de humor e recurso cinemagram na sua nova campanha

Por Ingrid



A Tramontina, marca famosa no mercado de utensílios para a cozinha criou uma linha de ferramentas para alcançar o público masculino. A linha PRO conta com caixas organizadoras, ferramenta isoladas, multiplicadores de torque, detectores de tensão, alicates e martelos.

A marca, que sempre trabalhou seus comerciais com ênfase em utensílios domésticos, com mulheres na cozinha, destacando a qualidade de seus produtos, apresenta uma campanha satírica, com elementos ousados e bem humorados retratando o universo masculino.

Há uma forte tendência de lidar com o público masculino em marcas, produtos e serviços até então território feminino.  Por mais intrigante que possa parecer, o homem tem cada vez mais espaço no campo do consumo e da propaganda.

No filme da campanha o ator utiliza um machado para se barbear ao invés de uma lâmina. A ação visa veiculação em TV aberta, por assinatura, rádio, spot, internet e material impresso. 

Além disso, a JWT -  agência que criou o filme, utilizou de uma linguagem baseada no Cinemagram, com apenas alguns elementos em cena se movendo enquanto outros permanecem estáticos.

O Cinemagram  é um aplicativo com efeito semelhante  ao aplicado no Instagram, com a diferença que esse aplicativo permite a criação de filmes curtos ou GIFs animados.  Está disponível para produtos Apple e Android, pelo link: https://cinemagr.am/ 

“Prazer em construir”

Fontes:

http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2014/08/08/Tramontina-ferramentas-estreia-na-TV.html
http://www.acontecendoaqui.com.br/jwt-cria-primeira-campanha-para-linha-de-ferramentas-da-tramontina-e-utiliza-simbologias-masculinas/


Ingrid é aluna do 4º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ela escreve sobre Tendências do universo Publicitário. 

+SP

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Garoto Bombril: 1001 Utilidades

Por Cainan.

Em 1978, a DPZ recebeu a conta do cliente Bombril, o primeiro job seria para promover o detergente lava louças Bril. Washington Olivetto (redator da agência) em parceria com Francesc Petit (sócio e diretor de arte) identificaram que as propagandas dirigidas às mulheres necessitavam de uma mudança, principalmente no que se referia a propagandas sobre produtos de limpeza. Este tipo de propaganda geralmente lembrava as donas de casa de suas obrigações com a limpeza, mostrando ambientes sujos e o produto em ação.

Seguindo a necessidade de mudança, a DPZ buscou inovar e colocar um homem para promover o produto. Neste momento, com auxilio da produtora ABA, o ator Carlos Alberto Bonetti Moreno foi selecionado e passou nos testes para protagonizar o Garoto Bombril. 

Veja o teste e o primeiro comercial estrelado por Carlos Moreno.


O personagem de Carlinhos Moreno seria um funcionário da Bombril, com profundo conhecimento sobre o produto e por não ser um comunicador e sim um cientista criador dos produtos, seria tímido, meticuloso, etc.

A campanha inicial foi de apenas 4 vídeos, mas com o sucesso de veiculação, Moreno recebeu uma proposta para um contrato de exclusividade. O ator aceitou e o contrato foi se prorrogando. Em 1994 a campanha entrou para o Guinness Book por maior tempo de veiculação de uma campanha com praticamente a mesma equipe.

Melhores momentos dos comerciais Bombril 

Com o passar dos anos o Garoto Bombril dividiu sua bancada com algumas celebridades e interpretou diversos artistas e personagens como: Silvio Santos, Che Guevara, He Man, um roqueiro, uma idosa e até uma situação onde o Bombril se comprometia a limpar até mesmo piada suja. O famoso caso de corrupção do ex-prefeito (falecido) de São Paulo, Celso Pita, aparece retratado em um dos comerciais. Até o ex-presidente dos Estados Unidos e sua secretária Monica Lewinsky fazem parte das construções de personagens de Carlos Moreno e a marca Bombril.

Carlinhos Moreno deixou os comercias da Bombril em 2004. Com a perda de mercado, voltou a empresa em 2007 ficou até o ano de 2011 totalizando 344 inserções como Garoto Bombril.

Curiosidade: a banda de rock Titãs gravou um clipe, para sua interpretação da música Pelados em Santos da banda Mamonas Assassinas, totalmente inspirado nas campanhas da Bombril incluindo a participação especial do próprio Garoto Bombril.

Fontes: 

Depoimento de Carlos Moreno sobre as campanhas Bombril: https://www.youtube.com/watch?v=8t7qLdW2zTE 
Site da Revista Exame: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/o-nascimento-do-garoto-bombril

Cainan é aluno do 3ª semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAMFAAM Centro Universitário, campus Morumbi. No Blog SP FIAM ele escreve sobre Memória, destacando campanhas do passado, que além de premiadas, continuam como referências no universo publicitário.  

+SP

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Publicidade e mídias cada vez mais sociais.

Por Nathalia Dias.


É cada vez mais recorrente e comum as pessoas utilizarem a internet para conhecer um produtouma marca, e as mídias sociais auxiliam esse processo, proporcionando facilidade e rapidez para que os consumidores possam pesquisar, compreender e tomar as suas decisões, escolhendo um produto, serviço ou marca. 


Nesse contexto, as empresas têm ampliado constantemente os seus investimentos no fenômeno de mídias sociais, da interação social por meio virtual. Perceberam ao longo dos últimos cinco anos que podem gerar resultados com menor custo, utilizando ferramentas de conteúdos de sites como Facebook e Twitter, além de monitorar o comportamento do consumidor em relação às suas marcas/produtos.



Um exemplo recente  dessas interações entre marcas e consumidores é o “Desafio do balde de gelo”, que ganhou destaque na internet depois que executivos do setor de tecnologia e artistas do mundo do cinema e da música compartilharam vídeos nas redes sociais em prol de uma causa social. 

Nesses vídeos eles se filmam despejando um balde com água e gelo pelo corpo, com o objetivo de promover doações para a ALS Association. Uma doença degenerativa para a qual não existe cura, e no Brasil a ALS é representada pela Associação Pró-Cura da ELA (Esclerose Latetal Amiotrófica).

Esses vídeos tornaram-se “virais” e mobilizaram mais de 28 milhões de usuários do Facebook, informou a rede social. Além de milhões de dólares em doações nos Estados Unidos para a pesquisa científica em prol da cura dessa doença. Entretanto, no Brasil esse fenômeno viral ficou mais voltado para a celebrização daqueles que se manifestavam em vídeos do que a arrecadação em Reais.  


A iniciativa mobilizou algumas marcas que resolveram aderir de forma criativa e engajada nas suas mídias sociais. O site de classificados grátis Bom Negócio em um post na página da empresa no Facebook, a cristaleira Rogéria, personagem do mais recente filme da marca, toma um banho de balde de gelo. Rendeu inclusive um spoiler de que se o número de curtidas no vídeo ultrapassasse 2 mil a nova “celebridade” para o próximo filme seria divulgada em breve. Outra marca que aderiu a campanha foi o Mc Donald’s que no último dia 20, publicou um post no Twitter relatando ter aceitado o desafio do Ponto Frio, e convidou mais três “amigos” a realizar a façanha, são eles Coca-Cola, Oreo e Tabasco.


Ou seja, a iniciativa de ajudar as instituições se tornou algo mundial, com mobilização de milhões de pessoas e o engajamento das empresas diante do “viral” rendeu resultados positivos na percepção dos consumidores.

Porém a questão é: como as empresas podem utilizar recursos de mídias sociais de forma correta e ter sucesso com o seu público? 

Um levantamento da Proxxima aponta “As 3 tendências de social media para ficar de olho neste ano.”

“De acordo com o Business Insider, existem seis cargos promissores em social media em 2014: especialista em SEO, estrategista de mídia social, gerente de comunidade online, gerente de marketing de social media, coordenador de marketing de social media, blogger ou redator de social media. É o que relata a matéria divulgada. 

“Por outro lado, se você é um executivo de uma empresa que planeja investir mais em social media, estes trabalhos são um bom termômetro do que as pessoas prestarão atenção em 2014.” Destaca a pesquisa do Mashable.

Se você ficou interessado e quer conhecer esse novo potencial, clique aqui e veja a matéria na íntegra.

FONTES: 


Nathalia Dias é aluna do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM Centro Universitário, campus Vergueiro. No Blog SP FIAM ela escreve sobre Tendências do universo Publicitário. 

+SP

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Conheça os alunos que farão parte da Equipe do SP FIAM


Quem são os alunos que fazem parte da produção de conteúdo do Blog?
Chegou ao fim o processo seletivo para montar a equipe de alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que irão atuar no Blog do curso, produzindo e promovendo assuntos relevantes aos alunos e futuros profissionais do mercado publicitário. Eles trarão tudo que há de novo no universo criativo das campanhas, as discussões atuais, as demandas de mercado e da sociedade, tendências e mais tendências. Vão resgatar e reviver campanhas de sucesso, a história gloriosa e emocionante de propagandas que marcaram épocas e gerações, servindo como exemplo e inspiração a todos os envolvidos no campo da publicidade, propaganda e marketing, além de ser um tributo à memória da Publicidade e Propaganda. Entrevistas, eventos, cursos e muito mais. Esses são nossos novos gladiadores da curiosidade, da informação e do conhecimento.


Conheça-os!


Aline, aluna do 4º semestre do campus Vergueiro, é uma inquieta. Foi do jornalismo para a publicidade e como ela diz: “sempre em busca de pequenas formas de fazer alguma diferença nesse mundão de meu Deus”. Midiática social, com 456* perfis em redes sociais, 6758* aplicativos no celular, segue 2947* páginas no Facebook e já criou 8976* blogs (*números exageradamente fictícios)

Para Aline a Publicidade e Propaganda significa que você vai vender o “peixe” de forma diferente a cada “feira”.  “É um emaranhado de conhecimentos e leituras de mundo que criam novas estratégias através da inovação e da criatividade”.

Sua participação no Blog foi motivada pelo gosto do ato de escrever. “Já tive muitos diários (aquele físico mesmo), cadernos de ideias e blogs”. Então participar do SP FIAM se tornou uma oportunidade de aprendizado, e um canal para que ela possa expor ideias, fazer contatos e ganhar mais experiência com o universo digital. 

Aline acredita que a importância do Blog para o curso seja quase que obrigatória, principalmente quando se pensa que por meio dele é possível organizar e expor ideias, além de tornar acessível aos alunos conteúdo de diversos assuntos do universo publicitário. “Acho interessante o curso ter um espaço especialmente voltado para assuntos relevantes à carreira. Muitas vezes não sabemos por onde começar, com um canal como esse já fica mais fácil”. Ter um Blog é como ter uma marca na rede!

 Para cada produto, uma marca favorita, isso só reforça o seu lado inquieto. Mas destaca que a propaganda que ficou na sua mente é a do adeus à Kombi, vídeo de despedida veiculado esse ano pela Volkswagen. “Foi uma campanha de ‘deslançamento’ incrível, algo que não vemos todos os dias”.

Meu maior objetivo atualmente é poder atuar dentro de uma grande organização


Cainan, 18 anos, aluno do 3º semestre do campus Morumbi, descontraído, engraçado e fã de música "BOA". Para o nosso futuro publicitário a Publicidade e Propaganda é o principal combustível do mercado para impulsionar as vendas. Tornou-se membro da equipe do SP FIAM pela oportunidade de escrever sobre assuntos que gosta, direcionado para o público interessado em memória. 

Cainan acredita que o Blog "exerce uma função complementar ao curso, insere assuntos interessantes e pertinentes no dia a dia dos alunos".  

Uma de suas marcas prediletas é a Weird"os caras têm um showroom em Pinheiros e vendem pelo site pra gente do mundo todo".

Uma propaganda que grudou como chilete em sua mente é a Bom Negócio.com, porém ele avisa: "logo, logo outra mais chamativa e engraçada irá grudar na minha cabeça".


"Meu maior sonho profissional é ser uma referência no meu campo de atuação".




Ingrid23 anos, beatlemaníaca, baterista, flamenguista e viciada em doce. Adora maquiagem e fotografar (os outros e a sua vira-lata). Aluna do 4º semestre, campus Morumbi, escolheu o curso de Publicidade e Propaganda porque ama escrever e criar. "Conseguir colocar tudo o que penso no papel ou simplesmente conseguir transferir a ideia de outra pessoa num texto, é gratificante".

Para Ingrid, Comunicação é tudo"eu sempre falo que a base de qualquer tipo de relação é a comunicação. E de fato, o consumidor e o fornecedor devem se comunicar".  Ingrid ama escrever e isso a motivou participar do Blog SP FIAM. "E o que mais me motivou foi a possibilidade do primeiro passo como experiência em relação a minha carreira profissional". Para ela a importância do blog se dá pela proximidade e vivência com a profissão.

Sua marca predileta é a MAC (Make up cosmetics), e a campanha que não sai da sua cabeça é Amó – Chamego”, da Natura"Me fez chorar!".  


Seu maior sonho é ser redatora de alguma revista/blog do segmento de moda ou atualidades do universo feminino. E viajar pelo mundo inteiro!

Kauê, blogueiro, apaixonado por tecnologia, por música e pela língua inglesa, além de ser aluno no 4º semestre do campus Vergueiro. “Como todo estudante de comunicação, tenho o desejo de criar e influenciar!”.

Para Kauê Publicidade e Propaganda é tudo. “Eu olho para o lado e a vejo em todos os cantos, esquinas, postes, só que em modos diferentes”.

Por ser blogueiro, por gostar de escrever, discutir e pensar grande, Kauê buscou a vaga para fazer parte da nossa equipe.  Para ele o blog tem a função de unir pessoas de diversos segmentos da comunicação, “todo aluno que realmente gosta de comunicação, precisa gostar de ler, conhecer o curso, saber o que rola dentro da universidade e no meio comunicacional”.

E qual a sua marca favorita? Nike SB. Simples assim!

Ele gosta muito dos comerciais da marca Havaianas, considera-os geniais.  Também é fã do apelo emocional aplicado nas campanhas da DM9, nos comerciais do Itaú.  Porém, uma campanha que ficou em sua mente foi da Brastemp, “O dia em que um sorriso parou São Paulo”. 

Seu maior sonho é ser reconhecido pelo que faz. “Não quero glória nem aplausos, mas também não quero ser um assistente a vida toda. Quero aprender, ensinar e influenciar!”. 

Nathália Dias, 20 anos, é como ela define "uma publicitária em formação e um punhado de sonhos no coração". Nossa aluna do 6º semestre do campus Vergueiro é fã de publicidade, de fotografia, da marca Coca-Cola e de livros. Crê que determinação e disposição são combustíveis para o crescimento pessoal e profissional.  

"Publicidade e Propaganda para mim é viver de maneira criativa, estar sempre antenada nas novas tendências, notícias e culturas em geral". Ela destaca que a importância de reconhecer que o mercado vive em constante mudança, e consequentemente, o aluno e o profissional precisam acompanhar esse processo.

"Eu tinha muita curiosidade de conhecer esse mercado e estava com muita vontade de vivenciar uma experiência como essa", por isso, participar do Blog SP FIAM tornou-se uma necessidade. Nathália acredita que a maior importância do Blog para o curso e para a formação dos alunos, pode ser traduzida em "oportunidade""Sem dúvida nenhuma é uma porta aberta para aproximar o aluno da faculdade e faz com que exista a conexão com o mercado". 

Consciente da importância da propaganda para questões que afetam a sociedade e o meio ambiente, Nathália destaca a campanha Evite o desperdício. Cada gota conta, da rede de academias Bodytech, em parceria com a agência Loducca. Na ação, quando um chuveiro é aberto e a água cai no chão, é exibida a mensagem da campanha que até então estava invisível. A mágica se tornou possível devido a um spray especial que foi aplicado no piso, deixando as letras marcadas.

Seu maior sonho profissional é ser reconhecida pelo meu trabalho. "Pra mim, essa é uma das coisas mais gratificantes de se alcançar, pois acaba elevando outras partes da sua vida e evoluindo a si mesmo como pessoa".
 
Os alunos estão sob a orientação e supervisão do Prof.Me. Wesley Moreira Pinheiro, Coordenador do Projeto SP FIAM, e do Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Dr. Ricardo Costa.

+SP